DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTAS DE REVISÃO NO ENSINO DE FÍSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98172 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4672 "inscrito_id" => 17897 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTAS DE REVISÃO NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O ensino das Ciências da Natureza enfrenta consideráveis desafios no contexto do processo de ensino-aprendizagem, visto que apresenta dificuldade em despertar o interesse do aluno. Dentre elas, a mais afetada é a Física que, geralmente, é rotulada pelos estudantes como uma disciplina difícil e pouco atrativa devido à sua natureza teórica, matemática e conceitual. Diante desse cenário, é necessário adotar uma abordagem pedagógica adequada para aumentar o engajamento e a motivação dos aprendizes, facilitando o entendimento dos conceitos físicos apresentados em sala de aula. Assim sendo, as atividades lúdicas podem auxiliar nesse desafio, trazendo diversas vantagens para o ensino de física. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar a criação e aplicação de um jogo de tabuleiro educacional baseado em conceitos físicos, com o intuito de utilizá-lo como forma de revisão após as aulas, transformando a sala de aula em um ambiente lúdico e interativo, estimulando a participação ativa dos discentes e proporcionando uma aprendizagem mais prazerosa e divertida. Portanto, o jogo foi aplicado nas turmas de 1º, 2º e 3º’s ano do Ensino Médio da escola ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, localizada na cidade de Nova Floresta-PB. Durante o processo, foi observado o entusiasmo dos estudantes pela disciplina de física, e, uma maior participação nas aulas, com questionamentos e discussões sobre os temas abordados. Além disso, foi perceptível o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de trabalho em equipe, promovendo e fortalecendo as relações sociais em sala de aula, tanto entre os educandos quanto na relação aluno-professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17897_TB4672_19112023212157.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA PEREIRA CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARLA PEREIRA" "autor_email" => "karla.pereira@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98172 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4672 "inscrito_id" => 17897 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTAS DE REVISÃO NO ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O ensino das Ciências da Natureza enfrenta consideráveis desafios no contexto do processo de ensino-aprendizagem, visto que apresenta dificuldade em despertar o interesse do aluno. Dentre elas, a mais afetada é a Física que, geralmente, é rotulada pelos estudantes como uma disciplina difícil e pouco atrativa devido à sua natureza teórica, matemática e conceitual. Diante desse cenário, é necessário adotar uma abordagem pedagógica adequada para aumentar o engajamento e a motivação dos aprendizes, facilitando o entendimento dos conceitos físicos apresentados em sala de aula. Assim sendo, as atividades lúdicas podem auxiliar nesse desafio, trazendo diversas vantagens para o ensino de física. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo apresentar a criação e aplicação de um jogo de tabuleiro educacional baseado em conceitos físicos, com o intuito de utilizá-lo como forma de revisão após as aulas, transformando a sala de aula em um ambiente lúdico e interativo, estimulando a participação ativa dos discentes e proporcionando uma aprendizagem mais prazerosa e divertida. Portanto, o jogo foi aplicado nas turmas de 1º, 2º e 3º’s ano do Ensino Médio da escola ECIT EEFM José Rolderick de Oliveira, localizada na cidade de Nova Floresta-PB. Durante o processo, foi observado o entusiasmo dos estudantes pela disciplina de física, e, uma maior participação nas aulas, com questionamentos e discussões sobre os temas abordados. Além disso, foi perceptível o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de trabalho em equipe, promovendo e fortalecendo as relações sociais em sala de aula, tanto entre os educandos quanto na relação aluno-professor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17897_TB4672_19112023212157.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLA PEREIRA CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARLA PEREIRA" "autor_email" => "karla.pereira@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }