No contexto educacional, a avaliação cumpre papéis muito importantes, e sua finalidade é regular o processo de aprendizagem e verificar o nível de aprendizado dos alunos. Para que a avaliação cumpra com seus objetivos, é preciso conhecer aqueles que serão avaliados, para que eles serão avaliados e como eles serão avaliados. A maneira como o professor conduz as avaliações numa turma pode afetar a motivação e autoestima dos alunos, como também pode trazer resultados imprecisos sobre o seu real conhecimento, por isso, é de extrema importância que os professores entendam como os alunos percebem e são afetados pelos processos avaliativos. Esse trabalho tem como objetivo analisar e discutir as respostas obtidas num questionário, respondido pelos alunos do Ensino Médio, sobre o processo avaliativo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, que possui como principais referências os trabalhos dos autores Luckesi(2014) e Hoffmann(2009). Para o estudo, foi aplicado um questionário sobre a percepção da avaliação, com alunos do ensino médio da rede pública de educação, na cidade de Afogados da Ingazeira - PE. Os resultados obtidos, mostraram a visão dos sujeitos participantes, apontando questões psicológicas como estresse e ansiedade causados pelas avaliações, também que as opiniões dos alunos sobre a qualidade das avaliações e sobre a recuperação do conhecimento estão bem divididas, onde alguns estão insatisfeitos com a forma como são avaliados, por fim os resultados apontam diversas sugestões dos próprios estudantes sobre como tornar o processo avaliativo mais justo efetivo.