PAIXÃO, Maria Antonia Lima et al.. Ferramentas sobre o ensino de banco de dados. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98060>. Acesso em: 23/11/2024 01:11
A princípio, a aprendizagem de conceitos e práticas de cursos ou disciplinas de Banco de Dados pode ser de difícil captação para estudantes iniciantes, assim como pode ser dificultoso para os docentes a seleção de ferramentas que possuam a maioria dos recursos necessários para facilitar a instrução da matéria em questão de maneira efetiva. A partir disso, infere-se a importância da utilização de ferramentas para ensino de Banco de Dados que baseiam-se na didática, de forma a servir como recurso utilizado pelo docente em prol da real retenção do conteúdo e exercício prático por parte do discente. Assim, nesta revisão da literatura, tem-se como principal objetivo o levantamento e registro de ferramentas ou softwares que auxiliam na prática educativa da abstração de conceitos ao exercício prático na abrangência da área de Banco de Dados. A pesquisa foi realizada através dos repositórios IEEE Xplore, ACM Digital Library e Google Acadêmico e considerou artigos publicados entre 2012 a 2023. Os resultados apresentam quais foram as ferramentas encontradas, quais plataformas de desenvolvimento são mais utilizadas nas mesmas, destrinchando suas funcionalidades, conteúdos e possibilidades, e, por fim, quando e onde a maioria dos artigos foram publicados. Com este artigo, espera-se auxiliar professores desta área da tecnologia ao elencar ferramentas para ensino de Banco de Dados e descrevê-las por meio da pesquisa bibliográfica, ficando ao critério do mesmo a seleção do instrumento que mais enquadra-se no seu método de ensino particular, visando a praticidade da estruturação do ensino-aprendizagem.