Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98300
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4837
    "inscrito_id" => 18876
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Sabemos que as contribuições do estágio supervisionado nos cursos de licenciaturas são inegáveis, e inúmeras, posto que promovem um contato direto com a função docente de ensino, contribui para uma inter-relação indissociável entre teoria e prática com os componentes curriculares. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio no curso de licenciatura em educação física no centro acadêmico de vitória - UFPE/ CAV. O estágio acaba sendo o primeiro contato do discente com o ambiente escolar propriamente dito para que possa exercer/constituir em prática os conhecimentos/saberes produzidos no curso de formação inicial. Durante esse período foram trabalhados conteúdos diversos como: brincadeiras e jogos (jogos populares), esportes (basquete, badminton, vôlei e futsal), lutas (capoeira) e práticas corporais de aventura (corrida orientada). Com isso o estágio foi organizado da seguinte maneira: Inicialmente realizar um diagnóstico da escola, para compreender o funcionamento da instituição e a realidade social ao seu entorno. Realizar observações na sala de aula a fim de analisar o trabalho pedagógico da escola. E por fim planejar, executar e avaliar as aulas da disciplina. Durante o decorrer do estágio pudemos perceber como as atividades propostas foram capazes de transformar a percepção dos alunos acerca da importância da Educação Física, estimular a motivação, habilidades motoras, pensamento crítico e o senso de coletividade entre os estudantes. Além disso, foi elucidativo perceber também que o papel do professor não se resume apenas a transmitir conhecimento técnico, mas também a incentivar a reflexão crítica acerca da prática da atividade física e do papel dela na sociedade. Em resumo, o estágio supervisionado no Ensino Médio evidenciou a relevância da disciplina no contexto escolar, a importância do papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem e a participação ativa dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18876_TB4837_20112023224650.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Lucas Oliveira"
    "autor_email" => "lucas.oliveirasilva@ufpe."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98300
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4837
    "inscrito_id" => 18876
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Sabemos que as contribuições do estágio supervisionado nos cursos de licenciaturas são inegáveis, e inúmeras, posto que promovem um contato direto com a função docente de ensino, contribui para uma inter-relação indissociável entre teoria e prática com os componentes curriculares. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio no curso de licenciatura em educação física no centro acadêmico de vitória - UFPE/ CAV. O estágio acaba sendo o primeiro contato do discente com o ambiente escolar propriamente dito para que possa exercer/constituir em prática os conhecimentos/saberes produzidos no curso de formação inicial. Durante esse período foram trabalhados conteúdos diversos como: brincadeiras e jogos (jogos populares), esportes (basquete, badminton, vôlei e futsal), lutas (capoeira) e práticas corporais de aventura (corrida orientada). Com isso o estágio foi organizado da seguinte maneira: Inicialmente realizar um diagnóstico da escola, para compreender o funcionamento da instituição e a realidade social ao seu entorno. Realizar observações na sala de aula a fim de analisar o trabalho pedagógico da escola. E por fim planejar, executar e avaliar as aulas da disciplina. Durante o decorrer do estágio pudemos perceber como as atividades propostas foram capazes de transformar a percepção dos alunos acerca da importância da Educação Física, estimular a motivação, habilidades motoras, pensamento crítico e o senso de coletividade entre os estudantes. Além disso, foi elucidativo perceber também que o papel do professor não se resume apenas a transmitir conhecimento técnico, mas também a incentivar a reflexão crítica acerca da prática da atividade física e do papel dela na sociedade. Em resumo, o estágio supervisionado no Ensino Médio evidenciou a relevância da disciplina no contexto escolar, a importância do papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem e a participação ativa dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18876_TB4837_20112023224650.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS DE OLIVEIRA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Lucas Oliveira"
    "autor_email" => "lucas.oliveirasilva@ufpe."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Sabemos que as contribuições do estágio supervisionado nos cursos de licenciaturas são inegáveis, e inúmeras, posto que promovem um contato direto com a função docente de ensino, contribui para uma inter-relação indissociável entre teoria e prática com os componentes curriculares. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência do Estágio Supervisionado em Educação Física no Ensino Médio no curso de licenciatura em educação física no centro acadêmico de vitória - UFPE/ CAV. O estágio acaba sendo o primeiro contato do discente com o ambiente escolar propriamente dito para que possa exercer/constituir em prática os conhecimentos/saberes produzidos no curso de formação inicial. Durante esse período foram trabalhados conteúdos diversos como: brincadeiras e jogos (jogos populares), esportes (basquete, badminton, vôlei e futsal), lutas (capoeira) e práticas corporais de aventura (corrida orientada). Com isso o estágio foi organizado da seguinte maneira: Inicialmente realizar um diagnóstico da escola, para compreender o funcionamento da instituição e a realidade social ao seu entorno. Realizar observações na sala de aula a fim de analisar o trabalho pedagógico da escola. E por fim planejar, executar e avaliar as aulas da disciplina. Durante o decorrer do estágio pudemos perceber como as atividades propostas foram capazes de transformar a percepção dos alunos acerca da importância da Educação Física, estimular a motivação, habilidades motoras, pensamento crítico e o senso de coletividade entre os estudantes. Além disso, foi elucidativo perceber também que o papel do professor não se resume apenas a transmitir conhecimento técnico, mas também a incentivar a reflexão crítica acerca da prática da atividade física e do papel dela na sociedade. Em resumo, o estágio supervisionado no Ensino Médio evidenciou a relevância da disciplina no contexto escolar, a importância do papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem e a participação ativa dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.