As informações são de extrema importância para as sociedades desde os primórdios da civilização. No contexto contemporâneo, largamente influenciado pelo uso de computadores, os indivíduos estão constantemente divulgando seus dados, especialmente por meio da internet, o que resulta na vulnerabilidade destes usuários contra agentes maliciosos. Os mecanismos de proteção virtual, como os antivírus, as senhas complexas e as boas práticas ao navegar no ciberespaço são algumas formas de combater ataques, porém, os usuários da internet devem ser educados para empregar tais recursos adequadamente. Assim, recomenda-se que cursos e formações na área de informática dediquem também alguns momentos para instruir os aprendizes sobre práticas de segurança da informação. Nesse âmbito, o presente artigo tem como objetivos explorar literaturas acerca da segurança da informação, bem como relatar as constatações auferidas sobre esse tema em aulas de inclusão digital ministradas em telecentros na cidade de Natal/RN e em um questionário disponibilizado em redes sociais. Após o processo de pesquisa e a análise dos dados recolhidos observou-se a necessidade de ações que levem para o ambiente escolar as discussões sobre os conceitos de segurança da informação, sendo estas mediadas por profissionais habilitados, assim contribuindo para formar uma sociedade mais preparada para combater as ameaças existentes no meio digital.