Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CLUBE DO LIVRO: EXPLORANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97810
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4217
    "inscrito_id" => 15131
    "titulo" => "CLUBE DO LIVRO: EXPLORANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O letramento literário é essencial para o desenvolvimento intelectual e pessoal. No entanto, muitas vezes, eles enfrentam dificuldades em se envolver com a leitura e em adquirir habilidades de interpretação e análise textual. Nesse contexto, a criação de um clube do livro surge como uma estratégia promissora para promover letramento literário entre os estudantes do ensino médio técnico do IFPE do campus Afogados da Ingazeira. Este artigo explora os efeitos de um clube do livro como abordagem de promoção da leitura por oferecer um espaço de encontro de diálogo, permitindo que os estudantes compartilhem suas experiências de leitura, discutam temas e explorem diferentes gêneros e estilos. A pesquisa é qualitativa do tipo Relato de Experiência e recebe aporte teórico de WOLF (2019) – teórica de Neurociência Cognitiva que discute efeitos do Letramento Literário e da leitura profunda na cognição – e de BALDWIN (2011), que versa sobre Espaços Seguros e seu impacto no desenvolvimento das juventudes. A implementação desse clube nasce de uma provocação dos próprios estudantes que sentem que é necessário um tempo maior para se debruçar sobre certas obras apresentadas. A partir disso, se organiza um café da manhã para leitura de uma obra escolhida. Essa leitura em comum é posterior às leituras individuais feitas em casa. Encoraja-se que as leituras individuais e suas conclusões sejam partilhadas. Os resultados preliminares da implementação do clube do livro indicam uma experiência positiva no que concerne à oportunidade de se ter um espaço seguro para conversar, expor suas reflexões e explorar sua curiosidade sobre obras clássicas. Em suma, as ações do clube do livro se revelam uma estratégia promissora para promover letramento literário entre os estudantes. Ao criar um ambiente de incentivo à leitura e reflexão, o clube contribui para a formação integral, capacitando-os a se tornarem leitores críticos e participativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15131_TB4217_03102023205401.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVO MARINHO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVO"
    "autor_email" => "ivo.marinho.professor@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97810
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4217
    "inscrito_id" => 15131
    "titulo" => "CLUBE DO LIVRO: EXPLORANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "resumo" => "O letramento literário é essencial para o desenvolvimento intelectual e pessoal. No entanto, muitas vezes, eles enfrentam dificuldades em se envolver com a leitura e em adquirir habilidades de interpretação e análise textual. Nesse contexto, a criação de um clube do livro surge como uma estratégia promissora para promover letramento literário entre os estudantes do ensino médio técnico do IFPE do campus Afogados da Ingazeira. Este artigo explora os efeitos de um clube do livro como abordagem de promoção da leitura por oferecer um espaço de encontro de diálogo, permitindo que os estudantes compartilhem suas experiências de leitura, discutam temas e explorem diferentes gêneros e estilos. A pesquisa é qualitativa do tipo Relato de Experiência e recebe aporte teórico de WOLF (2019) – teórica de Neurociência Cognitiva que discute efeitos do Letramento Literário e da leitura profunda na cognição – e de BALDWIN (2011), que versa sobre Espaços Seguros e seu impacto no desenvolvimento das juventudes. A implementação desse clube nasce de uma provocação dos próprios estudantes que sentem que é necessário um tempo maior para se debruçar sobre certas obras apresentadas. A partir disso, se organiza um café da manhã para leitura de uma obra escolhida. Essa leitura em comum é posterior às leituras individuais feitas em casa. Encoraja-se que as leituras individuais e suas conclusões sejam partilhadas. Os resultados preliminares da implementação do clube do livro indicam uma experiência positiva no que concerne à oportunidade de se ter um espaço seguro para conversar, expor suas reflexões e explorar sua curiosidade sobre obras clássicas. Em suma, as ações do clube do livro se revelam uma estratégia promissora para promover letramento literário entre os estudantes. Ao criar um ambiente de incentivo à leitura e reflexão, o clube contribui para a formação integral, capacitando-os a se tornarem leitores críticos e participativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15131_TB4217_03102023205401.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IVO MARINHO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IVO"
    "autor_email" => "ivo.marinho.professor@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O letramento literário é essencial para o desenvolvimento intelectual e pessoal. No entanto, muitas vezes, eles enfrentam dificuldades em se envolver com a leitura e em adquirir habilidades de interpretação e análise textual. Nesse contexto, a criação de um clube do livro surge como uma estratégia promissora para promover letramento literário entre os estudantes do ensino médio técnico do IFPE do campus Afogados da Ingazeira. Este artigo explora os efeitos de um clube do livro como abordagem de promoção da leitura por oferecer um espaço de encontro de diálogo, permitindo que os estudantes compartilhem suas experiências de leitura, discutam temas e explorem diferentes gêneros e estilos. A pesquisa é qualitativa do tipo Relato de Experiência e recebe aporte teórico de WOLF (2019) – teórica de Neurociência Cognitiva que discute efeitos do Letramento Literário e da leitura profunda na cognição – e de BALDWIN (2011), que versa sobre Espaços Seguros e seu impacto no desenvolvimento das juventudes. A implementação desse clube nasce de uma provocação dos próprios estudantes que sentem que é necessário um tempo maior para se debruçar sobre certas obras apresentadas. A partir disso, se organiza um café da manhã para leitura de uma obra escolhida. Essa leitura em comum é posterior às leituras individuais feitas em casa. Encoraja-se que as leituras individuais e suas conclusões sejam partilhadas. Os resultados preliminares da implementação do clube do livro indicam uma experiência positiva no que concerne à oportunidade de se ter um espaço seguro para conversar, expor suas reflexões e explorar sua curiosidade sobre obras clássicas. Em suma, as ações do clube do livro se revelam uma estratégia promissora para promover letramento literário entre os estudantes. Ao criar um ambiente de incentivo à leitura e reflexão, o clube contribui para a formação integral, capacitando-os a se tornarem leitores críticos e participativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.