ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO QUESTÕES AMBIENTAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96888 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2964 "inscrito_id" => 12502 "titulo" => "ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO QUESTÕES AMBIENTAIS" "resumo" => "O estudo de caso se configura como uma variante do método aprendizagem baseada em problemas, cujo foco está no aluno, que é o indivíduo ativo no processo de ensino e aprendizagem. O método utiliza narrativas e apresenta problemáticas que devem ser solucionadas pelos discentes e pode ser atrelada a diversas ferramentas didáticas. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência desenvolvidos ao longo do Projeto de Apoio às Licenciaturas da UFPB (PROLICEN), do Departamento de Química em 2022. A metodologia empregada possui caráter qualitativo, sendo utilizado duas complementares, estudo de caso e a observação participante. A vivência no projeto foi desde a elaboração do caso, planejamento da sequência didática, aplicação e avaliação no Ensino de Ciência em uma Escola Pública João Pessoa-PB, com a participação de 76 estudantes das turmas do 9° ano A e B. Inicialmente, ocorreu o acompanhamento da turma para averiguar os conteúdos abordados e suas dificuldades. Em seguida, em consonância com o plano de curso e cronograma das turmas, foram selecionados os conteúdos programáticos, sendo estes polímeros, gravitação e sistema solar. Diante disso, foi escolhido o caso “saco é um saco” e elaborado um novo caso “tenho calor para todo mundo”, ambos adaptados para o formato em quadrinho e trazendo para discussão as questões ambientais associadas aos temas. Para desenvolvimento da sequência didática, utilizou-se slides, vídeos, questionários e ferramentas complementares como: produção de cartazes, cruzadinha e experimento. Percebeu-se durante as atividades uma maior participação dos alunos e postura ativa, de forma que os conhecimentos científicos foram ensinados de uma forma contextualizada e lúdica. As atividades incentivaram a busca pela resolução dos problemas, os licenciandos atuaram como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, ocorrendo o desenvolvimento da concepção crítica e atenção para aspectos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12502_TB2964_19112023182052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA ANDRADE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.andrade112@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96888 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2964 "inscrito_id" => 12502 "titulo" => "ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS ENVOLVENDO QUESTÕES AMBIENTAIS" "resumo" => "O estudo de caso se configura como uma variante do método aprendizagem baseada em problemas, cujo foco está no aluno, que é o indivíduo ativo no processo de ensino e aprendizagem. O método utiliza narrativas e apresenta problemáticas que devem ser solucionadas pelos discentes e pode ser atrelada a diversas ferramentas didáticas. Neste trabalho apresenta-se um relato de experiência desenvolvidos ao longo do Projeto de Apoio às Licenciaturas da UFPB (PROLICEN), do Departamento de Química em 2022. A metodologia empregada possui caráter qualitativo, sendo utilizado duas complementares, estudo de caso e a observação participante. A vivência no projeto foi desde a elaboração do caso, planejamento da sequência didática, aplicação e avaliação no Ensino de Ciência em uma Escola Pública João Pessoa-PB, com a participação de 76 estudantes das turmas do 9° ano A e B. Inicialmente, ocorreu o acompanhamento da turma para averiguar os conteúdos abordados e suas dificuldades. Em seguida, em consonância com o plano de curso e cronograma das turmas, foram selecionados os conteúdos programáticos, sendo estes polímeros, gravitação e sistema solar. Diante disso, foi escolhido o caso “saco é um saco” e elaborado um novo caso “tenho calor para todo mundo”, ambos adaptados para o formato em quadrinho e trazendo para discussão as questões ambientais associadas aos temas. Para desenvolvimento da sequência didática, utilizou-se slides, vídeos, questionários e ferramentas complementares como: produção de cartazes, cruzadinha e experimento. Percebeu-se durante as atividades uma maior participação dos alunos e postura ativa, de forma que os conhecimentos científicos foram ensinados de uma forma contextualizada e lúdica. As atividades incentivaram a busca pela resolução dos problemas, os licenciandos atuaram como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, ocorrendo o desenvolvimento da concepção crítica e atenção para aspectos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12502_TB2964_19112023182052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CASSIA ANDRADE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "rita.andrade112@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }