CONTOS LGBTQIA+: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95343 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 917 "inscrito_id" => 5322 "titulo" => "CONTOS LGBTQIA+: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS" "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona que na escola sejam abordadas temáticas contemporâneas que afetem a vida humana de forma transversal e integradora dos estudantes, umas delas é a educação em direitos humanos. Neste sentindo, é necessário que haja uma aproximação do ensino com a temática LGBTQIA+ para que possa desenvolver e atender as recomendações da Lei nº 7.037/2009 que assegura o estudo de tal discussão dentro de sala de aula. Logo, este artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para o estudo do gênero discursivo conto direcionado ao público do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico que se fundamentou nas teorias dos autores Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Faraco (2009), Bronckart (2007), Libânio (2006) e nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa. Para isso, esta pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: 1) discutir a importância da temática LGBTQIA+ na educação básica; 2) na segunda, uma abordagem reflexiva acerca do gênero de estudo como abordagem de ensino; 3) a sequência didática proposta por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) e por fim, 4) a descrição da proposta da SD com ênfase no gênero discursivo contos LGBTQIA+ para ser aplicada em sala de aula. Espera-se contribuir não apenas para a compreensão do gênero, mas sobretudo estimular a consciência crítica dos direitos humanos, a cultura do diálogo e do respeito mútuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5322_TB917_02052023163814.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN BRITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEAN BRITO" "autor_email" => "jeanbritods@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95343 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 917 "inscrito_id" => 5322 "titulo" => "CONTOS LGBTQIA+: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS DIREITOS HUMANOS" "resumo" => "A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) direciona que na escola sejam abordadas temáticas contemporâneas que afetem a vida humana de forma transversal e integradora dos estudantes, umas delas é a educação em direitos humanos. Neste sentindo, é necessário que haja uma aproximação do ensino com a temática LGBTQIA+ para que possa desenvolver e atender as recomendações da Lei nº 7.037/2009 que assegura o estudo de tal discussão dentro de sala de aula. Logo, este artigo apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para o estudo do gênero discursivo conto direcionado ao público do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico que se fundamentou nas teorias dos autores Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Faraco (2009), Bronckart (2007), Libânio (2006) e nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular e nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa. Para isso, esta pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: 1) discutir a importância da temática LGBTQIA+ na educação básica; 2) na segunda, uma abordagem reflexiva acerca do gênero de estudo como abordagem de ensino; 3) a sequência didática proposta por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) e por fim, 4) a descrição da proposta da SD com ênfase no gênero discursivo contos LGBTQIA+ para ser aplicada em sala de aula. Espera-se contribuir não apenas para a compreensão do gênero, mas sobretudo estimular a consciência crítica dos direitos humanos, a cultura do diálogo e do respeito mútuo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5322_TB917_02052023163814.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN BRITO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEAN BRITO" "autor_email" => "jeanbritods@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }