Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIANTE DO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95276
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 832
    "inscrito_id" => 11361
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIANTE DO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta com a experiência do insucesso escolar na idade adequada, associado às obrigações da vida, além do descrédito observado quanto à possibilidade de sucesso desses estudantes, implicando muitas vezes uma oferta limitada à obrigatoriedade e de não exploração das potencialidades dos educandos, sendo um fator de desestímulo à permanência dos sujeitos na escola. À vista disso, com o intuito de oportunizar a exploração do potencial humano-formativo-construtor-pesquisador-protagonista, propõe-se o Trabalho de Conclusão da Educação de Jovens e Adultos (TCEJA), com vistas a explorar as competências dos estudantes, matriculados na IV Fase da rede municipal de ensino de São Lourenço da Mata. O TCEJA foi apresentado sob duas linhas: Iniciação Científica e Projeto Empreendedor, sendo ambas possibilidades de despertar interesse pelos estudos e tolher a evasão escolar. As Escolas escolheram uma das linhas de trabalho de maneira consensual como o intuito de despertar o espírito investigativo dos estudantes, seja de caráter científico, seja relacionado ao mundo do trabalho, de modo dialógico, buscando colaborar com seus projetos de vida, a ressignificação e a ampliação de saberes e práticas. Na perspectiva de cunho empreendedor, as etapas assemelham-se à estrutura apresentada pelo Curso Despertar, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Na linha de Iniciação Científica, o modelo seguiu o apresentado pela Secretaria de Educação Municipal. Em ambas propostas de construção, os estudantes trabalharam em grupos, orientados pelos professores e pela coordenação pedagógica de maneira multi-interdisciplinar. Há 09 escolas que ofertam a IV Fase da EJA, sendo 07 que participaram da apresentação das produções do TCEJA. Dessas, 04 construíram projetos de cunho Empreendedor, enquanto as outras 03, de Iniciação Científica. Cada escola constituiu grupos de estudantes com quantitativos diversos, atendendo às realidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11361_TB832_05102023203140.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVANIA CRISTINA SILVA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "EDVANIA"
    "autor_email" => "ecsm022020@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95276
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 832
    "inscrito_id" => 11361
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DIANTE DO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta com a experiência do insucesso escolar na idade adequada, associado às obrigações da vida, além do descrédito observado quanto à possibilidade de sucesso desses estudantes, implicando muitas vezes uma oferta limitada à obrigatoriedade e de não exploração das potencialidades dos educandos, sendo um fator de desestímulo à permanência dos sujeitos na escola. À vista disso, com o intuito de oportunizar a exploração do potencial humano-formativo-construtor-pesquisador-protagonista, propõe-se o Trabalho de Conclusão da Educação de Jovens e Adultos (TCEJA), com vistas a explorar as competências dos estudantes, matriculados na IV Fase da rede municipal de ensino de São Lourenço da Mata. O TCEJA foi apresentado sob duas linhas: Iniciação Científica e Projeto Empreendedor, sendo ambas possibilidades de despertar interesse pelos estudos e tolher a evasão escolar. As Escolas escolheram uma das linhas de trabalho de maneira consensual como o intuito de despertar o espírito investigativo dos estudantes, seja de caráter científico, seja relacionado ao mundo do trabalho, de modo dialógico, buscando colaborar com seus projetos de vida, a ressignificação e a ampliação de saberes e práticas. Na perspectiva de cunho empreendedor, as etapas assemelham-se à estrutura apresentada pelo Curso Despertar, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Na linha de Iniciação Científica, o modelo seguiu o apresentado pela Secretaria de Educação Municipal. Em ambas propostas de construção, os estudantes trabalharam em grupos, orientados pelos professores e pela coordenação pedagógica de maneira multi-interdisciplinar. Há 09 escolas que ofertam a IV Fase da EJA, sendo 07 que participaram da apresentação das produções do TCEJA. Dessas, 04 construíram projetos de cunho Empreendedor, enquanto as outras 03, de Iniciação Científica. Cada escola constituiu grupos de estudantes com quantitativos diversos, atendendo às realidades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11361_TB832_05102023203140.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDVANIA CRISTINA SILVA DE MOURA"
    "autor_nome_curto" => "EDVANIA"
    "autor_email" => "ecsm022020@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta com a experiência do insucesso escolar na idade adequada, associado às obrigações da vida, além do descrédito observado quanto à possibilidade de sucesso desses estudantes, implicando muitas vezes uma oferta limitada à obrigatoriedade e de não exploração das potencialidades dos educandos, sendo um fator de desestímulo à permanência dos sujeitos na escola. À vista disso, com o intuito de oportunizar a exploração do potencial humano-formativo-construtor-pesquisador-protagonista, propõe-se o Trabalho de Conclusão da Educação de Jovens e Adultos (TCEJA), com vistas a explorar as competências dos estudantes, matriculados na IV Fase da rede municipal de ensino de São Lourenço da Mata. O TCEJA foi apresentado sob duas linhas: Iniciação Científica e Projeto Empreendedor, sendo ambas possibilidades de despertar interesse pelos estudos e tolher a evasão escolar. As Escolas escolheram uma das linhas de trabalho de maneira consensual como o intuito de despertar o espírito investigativo dos estudantes, seja de caráter científico, seja relacionado ao mundo do trabalho, de modo dialógico, buscando colaborar com seus projetos de vida, a ressignificação e a ampliação de saberes e práticas. Na perspectiva de cunho empreendedor, as etapas assemelham-se à estrutura apresentada pelo Curso Despertar, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Na linha de Iniciação Científica, o modelo seguiu o apresentado pela Secretaria de Educação Municipal. Em ambas propostas de construção, os estudantes trabalharam em grupos, orientados pelos professores e pela coordenação pedagógica de maneira multi-interdisciplinar. Há 09 escolas que ofertam a IV Fase da EJA, sendo 07 que participaram da apresentação das produções do TCEJA. Dessas, 04 construíram projetos de cunho Empreendedor, enquanto as outras 03, de Iniciação Científica. Cada escola constituiu grupos de estudantes com quantitativos diversos, atendendo às realidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.