Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO EM UM ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96751
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2786
    "inscrito_id" => 15084
    "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO EM UM ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "resumo" => "O estágio é uma etapa crucial na formação acadêmica de estudantes de licenciatura, ao proporcionar uma conexão entre a teoria e a prática do mercado de trabalho. Tendo como objetivo principal construir a identidade docente do estagiário, permitindo o contato com elementos que orientarão o seu desenvolvimento profissional. Ao promover que os estagiários desenvolvam habilidades e competências necessárias para a sua atuação como docentes, como planejamento de aulas, comunicação com os alunos e gestão da sala de aula. Ademais é uma oportunidade para que os estudantes experimentem diferentes abordagens de ensino e aprendam a lidar com as demandas e desafios do ambiente escolar. Constituindo um momento crucial para que os futuros professores desenvolvam a sua identidade docente, compreendendo a sua posição e papel na formação dos seus alunos. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar o processo de estágio supervisionado realizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. O estágio foi subdividido em três etapas: teoria, observação e regência, sendo as duas últimas realizadas na escola campo, Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação Especial. Concluindo-se que as temáticas trabalhadas durantes as aulas contribuíram de maneira positiva no processo de ensino aprendizagem dos alunos, bem como para a construção da identidade docente do estagiário, reafirmando que o estágio é uma via de mão dupla ao propiciar vivências positivas para ambos os lados, outrossim o estágio constituiu um aferidor do período pós quarentena da Covid-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15084_TB2786_04102023154240.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AÇUCENA ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "AÇUCENA ARAÚJO"
    "autor_email" => "acucenaa@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96751
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2786
    "inscrito_id" => 15084
    "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO EM UM ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES."
    "resumo" => "O estágio é uma etapa crucial na formação acadêmica de estudantes de licenciatura, ao proporcionar uma conexão entre a teoria e a prática do mercado de trabalho. Tendo como objetivo principal construir a identidade docente do estagiário, permitindo o contato com elementos que orientarão o seu desenvolvimento profissional. Ao promover que os estagiários desenvolvam habilidades e competências necessárias para a sua atuação como docentes, como planejamento de aulas, comunicação com os alunos e gestão da sala de aula. Ademais é uma oportunidade para que os estudantes experimentem diferentes abordagens de ensino e aprendam a lidar com as demandas e desafios do ambiente escolar. Constituindo um momento crucial para que os futuros professores desenvolvam a sua identidade docente, compreendendo a sua posição e papel na formação dos seus alunos. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar o processo de estágio supervisionado realizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. O estágio foi subdividido em três etapas: teoria, observação e regência, sendo as duas últimas realizadas na escola campo, Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação Especial. Concluindo-se que as temáticas trabalhadas durantes as aulas contribuíram de maneira positiva no processo de ensino aprendizagem dos alunos, bem como para a construção da identidade docente do estagiário, reafirmando que o estágio é uma via de mão dupla ao propiciar vivências positivas para ambos os lados, outrossim o estágio constituiu um aferidor do período pós quarentena da Covid-19."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15084_TB2786_04102023154240.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AÇUCENA ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "AÇUCENA ARAÚJO"
    "autor_email" => "acucenaa@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio é uma etapa crucial na formação acadêmica de estudantes de licenciatura, ao proporcionar uma conexão entre a teoria e a prática do mercado de trabalho. Tendo como objetivo principal construir a identidade docente do estagiário, permitindo o contato com elementos que orientarão o seu desenvolvimento profissional. Ao promover que os estagiários desenvolvam habilidades e competências necessárias para a sua atuação como docentes, como planejamento de aulas, comunicação com os alunos e gestão da sala de aula. Ademais é uma oportunidade para que os estudantes experimentem diferentes abordagens de ensino e aprendam a lidar com as demandas e desafios do ambiente escolar. Constituindo um momento crucial para que os futuros professores desenvolvam a sua identidade docente, compreendendo a sua posição e papel na formação dos seus alunos. O presente trabalho tem como objetivo principal relatar o processo de estágio supervisionado realizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão, Campus Caxias. O estágio foi subdividido em três etapas: teoria, observação e regência, sendo as duas últimas realizadas na escola campo, Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação Especial. Concluindo-se que as temáticas trabalhadas durantes as aulas contribuíram de maneira positiva no processo de ensino aprendizagem dos alunos, bem como para a construção da identidade docente do estagiário, reafirmando que o estágio é uma via de mão dupla ao propiciar vivências positivas para ambos os lados, outrossim o estágio constituiu um aferidor do período pós quarentena da Covid-19.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.