Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PERSPECTIVA DE FUTURO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TEMPO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97308
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3534
    "inscrito_id" => 10914
    "titulo" => "A PERSPECTIVA DE FUTURO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TEMPO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Ensino Médio (EM) é o período que marca na vida dos jovens a transição da fase da adolescência para a fase adulta. Neste sentido, surgem as inquietações sobre o futuro acadêmico, profissional e pessoal, que vem atrelado às pressões dos pais ou responsáveis e da escola. Diante disso, surge o questionamento: o Ensino Médio prepara os adolescentes ou dá subsídios para o planejamento a respeito do seu projeto de vida, ou seja, do que ser no futuro? Desse modo, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das perspectivas de futuro e como o EM colabora ou se distancia dos pensamentos e objetivos dos alunos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, durante as atividades do Programa Residência Pedagógica, buscando dados qualitativos e quantitativos através de questionários com 32 discentes, em uma turma de 1ª série na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros-RN. Como resultado, evidenciou-se que alguns dos estudantes já possuem algum projeto de vida ou perspectiva de futuro, mesmo nos anos iniciais do Ensino Médio. Entretanto, outros alunos ainda se veem perdidos e buscam no EM os subsídios para que possam realizar seu planejamento em relação à sua vida profissional e pessoal. E em relação aos dados qualitativos as Escolas Estaduais de Tempo Integral do RN tem como um dos objetivos principais focar no projeto e vida dos alunos, isto é, focar e auxiliar no planejamento de futuro dos discentes, através de componentes curriculares (atualmente chamados de Itinerários Formativos) específicos, conteúdos ou conversas com os professores. Compreende-se, portanto, que foi possível estabelecer uma relação intrínseca entre o ensino médio e as perspectivas de vida e futuro dos alunos, colaborando para o amadurecimento de ideias e direcionamento acerca dos sonhos e pensamentos deles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10914_TB3534_26052023152814.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARIA DE CARVALHO PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "Antonio Maria"
    "autor_email" => "antonio21obg@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97308
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3534
    "inscrito_id" => 10914
    "titulo" => "A PERSPECTIVA DE FUTURO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TEMPO INTEGRAL DO RIO GRANDE DO NORTE E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Ensino Médio (EM) é o período que marca na vida dos jovens a transição da fase da adolescência para a fase adulta. Neste sentido, surgem as inquietações sobre o futuro acadêmico, profissional e pessoal, que vem atrelado às pressões dos pais ou responsáveis e da escola. Diante disso, surge o questionamento: o Ensino Médio prepara os adolescentes ou dá subsídios para o planejamento a respeito do seu projeto de vida, ou seja, do que ser no futuro? Desse modo, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das perspectivas de futuro e como o EM colabora ou se distancia dos pensamentos e objetivos dos alunos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, durante as atividades do Programa Residência Pedagógica, buscando dados qualitativos e quantitativos através de questionários com 32 discentes, em uma turma de 1ª série na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros-RN. Como resultado, evidenciou-se que alguns dos estudantes já possuem algum projeto de vida ou perspectiva de futuro, mesmo nos anos iniciais do Ensino Médio. Entretanto, outros alunos ainda se veem perdidos e buscam no EM os subsídios para que possam realizar seu planejamento em relação à sua vida profissional e pessoal. E em relação aos dados qualitativos as Escolas Estaduais de Tempo Integral do RN tem como um dos objetivos principais focar no projeto e vida dos alunos, isto é, focar e auxiliar no planejamento de futuro dos discentes, através de componentes curriculares (atualmente chamados de Itinerários Formativos) específicos, conteúdos ou conversas com os professores. Compreende-se, portanto, que foi possível estabelecer uma relação intrínseca entre o ensino médio e as perspectivas de vida e futuro dos alunos, colaborando para o amadurecimento de ideias e direcionamento acerca dos sonhos e pensamentos deles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10914_TB3534_26052023152814.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO MARIA DE CARVALHO PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "Antonio Maria"
    "autor_email" => "antonio21obg@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Ensino Médio (EM) é o período que marca na vida dos jovens a transição da fase da adolescência para a fase adulta. Neste sentido, surgem as inquietações sobre o futuro acadêmico, profissional e pessoal, que vem atrelado às pressões dos pais ou responsáveis e da escola. Diante disso, surge o questionamento: o Ensino Médio prepara os adolescentes ou dá subsídios para o planejamento a respeito do seu projeto de vida, ou seja, do que ser no futuro? Desse modo, este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento das perspectivas de futuro e como o EM colabora ou se distancia dos pensamentos e objetivos dos alunos. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo, durante as atividades do Programa Residência Pedagógica, buscando dados qualitativos e quantitativos através de questionários com 32 discentes, em uma turma de 1ª série na Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, Pau dos Ferros-RN. Como resultado, evidenciou-se que alguns dos estudantes já possuem algum projeto de vida ou perspectiva de futuro, mesmo nos anos iniciais do Ensino Médio. Entretanto, outros alunos ainda se veem perdidos e buscam no EM os subsídios para que possam realizar seu planejamento em relação à sua vida profissional e pessoal. E em relação aos dados qualitativos as Escolas Estaduais de Tempo Integral do RN tem como um dos objetivos principais focar no projeto e vida dos alunos, isto é, focar e auxiliar no planejamento de futuro dos discentes, através de componentes curriculares (atualmente chamados de Itinerários Formativos) específicos, conteúdos ou conversas com os professores. Compreende-se, portanto, que foi possível estabelecer uma relação intrínseca entre o ensino médio e as perspectivas de vida e futuro dos alunos, colaborando para o amadurecimento de ideias e direcionamento acerca dos sonhos e pensamentos deles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.