Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX/UESPI nº 036/2014, é aprovado o Regimento Geral do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Graduação, ou seja, (04) quatro anos após a publicação da Resolução CONAES nº 01/2010, que normatizou o referido Núcleo nas graduações brasileiras. O objetivo deste trabalho é analisar o modo como se constituiu o processo de implantação do Núcleo no curso de Pedagogia na UESPI que se deu em 2014, e verificar, como as ações realizadas até 2015 tem contribuído para a implantação do Núcleo e desenvolvimento do curso. A metodologia utilizada para a produção desses dados foi a análise documental, o corpus de análise constitui-se de fontes da revisão de literatura(emergiu do projeto de tese) elaborada para conhecer sobre o objeto (NDE) e das fontes documentais disponíveis nos Departamentos e Pró-reitoria na UESPI, tais como, os documentos oficiais e Atas de reuniões, que registram as práticas de funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s) em cursos de Graduação e especialmente as Atas que possibilitam analisar a implantação do referido Núcleo no Curso de Pedagogia da UESPI. Com base no material selecionado pretendemos mostrar os desafios e contribuições dessa implantação no referido curso. Estes resultados podem contribuir para a continuidade do trabalho e redefinição de rumos da gestão, tendo em vista que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) é integrante da gestão acadêmica dos cursos de graduação e deve assumir o lugar de “liderança acadêmica” no acompanhamento, assessoramento e proposições, promovendo o desenvolvimento e atualização contínua dos cursos de graduação.