O NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ (UESPI) DESDE 2014: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96695 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2714 "inscrito_id" => 1436 "titulo" => "O NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ (UESPI) DESDE 2014: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX/UESPI nº 036/2014, é aprovado o Regimento Geral do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Graduação, ou seja, (04) quatro anos após a publicação da Resolução CONAES nº 01/2010, que normatizou o referido Núcleo nas graduações brasileiras. O objetivo deste trabalho é analisar o modo como se constituiu o processo de implantação do Núcleo no curso de Pedagogia na UESPI que se deu em 2014, e verificar, como as ações realizadas até 2015 tem contribuído para a implantação do Núcleo e desenvolvimento do curso. A metodologia utilizada para a produção desses dados foi a análise documental, o corpus de análise constitui-se de fontes da revisão de literatura(emergiu do projeto de tese) elaborada para conhecer sobre o objeto (NDE) e das fontes documentais disponíveis nos Departamentos e Pró-reitoria na UESPI, tais como, os documentos oficiais e Atas de reuniões, que registram as práticas de funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s) em cursos de Graduação e especialmente as Atas que possibilitam analisar a implantação do referido Núcleo no Curso de Pedagogia da UESPI. Com base no material selecionado pretendemos mostrar os desafios e contribuições dessa implantação no referido curso. Estes resultados podem contribuir para a continuidade do trabalho e redefinição de rumos da gestão, tendo em vista que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) é integrante da gestão acadêmica dos cursos de graduação e deve assumir o lugar de “liderança acadêmica” no acompanhamento, assessoramento e proposições, promovendo o desenvolvimento e atualização contínua dos cursos de graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1436_TB2714_04102023221004.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELILIAN BASILIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "ELILIAN" "autor_email" => "elilianbasilioesilva@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96695 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2714 "inscrito_id" => 1436 "titulo" => "O NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PAIUÍ (UESPI) DESDE 2014: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX/UESPI nº 036/2014, é aprovado o Regimento Geral do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Graduação, ou seja, (04) quatro anos após a publicação da Resolução CONAES nº 01/2010, que normatizou o referido Núcleo nas graduações brasileiras. O objetivo deste trabalho é analisar o modo como se constituiu o processo de implantação do Núcleo no curso de Pedagogia na UESPI que se deu em 2014, e verificar, como as ações realizadas até 2015 tem contribuído para a implantação do Núcleo e desenvolvimento do curso. A metodologia utilizada para a produção desses dados foi a análise documental, o corpus de análise constitui-se de fontes da revisão de literatura(emergiu do projeto de tese) elaborada para conhecer sobre o objeto (NDE) e das fontes documentais disponíveis nos Departamentos e Pró-reitoria na UESPI, tais como, os documentos oficiais e Atas de reuniões, que registram as práticas de funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s) em cursos de Graduação e especialmente as Atas que possibilitam analisar a implantação do referido Núcleo no Curso de Pedagogia da UESPI. Com base no material selecionado pretendemos mostrar os desafios e contribuições dessa implantação no referido curso. Estes resultados podem contribuir para a continuidade do trabalho e redefinição de rumos da gestão, tendo em vista que o Núcleo Docente Estruturante (NDE) é integrante da gestão acadêmica dos cursos de graduação e deve assumir o lugar de “liderança acadêmica” no acompanhamento, assessoramento e proposições, promovendo o desenvolvimento e atualização contínua dos cursos de graduação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1436_TB2714_04102023221004.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELILIAN BASILIO E SILVA" "autor_nome_curto" => "ELILIAN" "autor_email" => "elilianbasilioesilva@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }