Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As metodologias ativas no ensino superior, como uma estratégia pedagógica de favorecer o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos acadêmicos, foram aceitas cada vez mais devido a conjuntura contemporânea do contexto pós-pandêmico, mas também pelas mudanças sociais, utilização de tecnologias digitais e o perfil do acadêmico. O presente trabalho teve o objetivo de relatar uma experiência com 80 alunos da disciplina de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Curso de Administração da Faculdade Estácio de Ananindeua, Pará. Apresenta-se o caminho metodológico adotado tomando como referência a prática da Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na concepção de 11 propostas e ações sociais em empresas e negócios do município. A prática foi dividida em cinco etapas, sendo elas: Contextualização, Definição do Problema, Resolução do Problema, Apresentação dos Resultados e Avaliação. Esse caminho, permitiu a melhor compreensão e nivelamento dos desafios percebidos em cada empresa, assim como permitiu a apresentação de conceitos relevantes a construção da proposta, tais como: stakeholderes, indicadores de sustentabilidade e marketing verde. Os resultados obtidos demonstraram que a ABP contribui com o processo educacional, possibilitando uma maior participação dos alunos, autonomia na elaboração das propostas, o trabalho em equipe, a ludicidade e outras competências relacionadas a produção de conteúdo, sistematização, leitura e planejamento. Além disso, permitiu que o conteúdo fosse organizado em tono dos problemas de cada grupo, que houvesse a integração de outros temas e que a abordagem fosse centrada no desenvolvimento do trabalho dos alunos visando a aplicação do conhecimento na prática. Os trabalhos foram apresentados na I Mostra de Gestão e Negócios. No evento, uma banca de especialistas avaliou os projetos seguindo os indicadores de impacto social e ambiental, considerando participação, mitigação de impactos, governança, capacitação e aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.

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