A gamificação é uma estratégia pedagógica que utiliza elementos dos jogos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido, esta pesquisa apresenta reflexões sobre o seu uso, como recurso pedagógico no âmbito da alfabetização e do letramento. Assim, este artigo tem por objetivo analisar o uso da gamificação como facilitadora da ensinagem no Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro/BA, a fim de compreender seus impactos no engajamento dos estudantes, na motivação para aprender e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. O estudo toma por base os fundamentos de Soares (2020), Fadel et al. (2014) e outros. A pesquisa é qualitativa caracterizada como pesquisa-ação-formação e utiliza para análise, as evidências apresentadas no processo formativo dos professores alfabetizadores e o relato de experiência neste percurso formativo - biênio letivo de 2022/2023. Os resultados mostram que a gamificação proporciona um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e atrativo para o público-alvo, estimulando sua participação e interesse nas atividades escolares. Além disso, a gamificação contribui nos aspectos que dizem respeito ao desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe e pensamento crítico. As reflexões sobre o uso da gamificação na educação destacam a importância de utilizar metodologias ativas e novas tecnologias na ensinagem e da necessidade de sua ampliação na Rede, sendo a gamificação, portanto, uma ferramenta eficaz para envolver os educandos, tornar as aulas mais interativas e na promoção de novos saberes, de forma lúdica e prazerosa.