Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL RINALDO SILVA DE OLIVEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99855
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6856
    "inscrito_id" => 1354
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL RINALDO SILVA DE OLIVEIRA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória em vários cursos universitários, que tem o objetivo de proporcionar aos discentes uma experiência prática para a profissão em que irão exercer. Por isso, quando se trata da formação de docentes, o estágio é essencial, pois é durante o estágio que o estudante tem a oportunidade de fazer uma conexão entre a prática e a teoria que foi aprendida durante o curso ao qual está sendo formado, desenvolvendo competências e habilidades importantes para sua futura carreira. Além disso, o estágio supervisionado aproxima o licenciando da realidade escolar e do mercado de trabalho, o que é de grande importância em sua formação profissional. Não é de hoje que o ensino no formato integral vem sendo discutido e a experiência vivenciada, sob a proposta de favorecer e tornar o ensino significativo, compreendendo o aluno como um ser cognitivo, emocional e social através das atividades que são propostas ao se trabalhar, incluindo uma maior interação entre as ciências, os alunos são levados a relacionar os conceitos com os conhecimentos de mundo adquiridos em seu repertório sociocultural, desenvolvendo assim uma maior compreensão do meio e do mundo ao qual participa, formando cidadãos críticos e ativos em sociedade. Nessa perspectiva, o presente relatório tem como objetivo descrever as experiências e observações que foram vivenciadas no período do estágio de Ciências e Matemática realizado no âmbito de atividades presenciais com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II na escola de tempo integral Rinaldo Silva de Oliveira, localizada no centro do município de Tamandaré, na Mata Sul de Pernambuco e verificar se todas as premissas do ensino integral se aplicam na prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1354_TB6856_04102023225659.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEFANY CAROLAYNE SANTOS PINHO"
    "autor_nome_curto" => "STEFANY"
    "autor_email" => "scsp1@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99855
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6856
    "inscrito_id" => 1354
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: VIVÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL EM TEMPO INTEGRAL RINALDO SILVA DE OLIVEIRA"
    "resumo" => "O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória em vários cursos universitários, que tem o objetivo de proporcionar aos discentes uma experiência prática para a profissão em que irão exercer. Por isso, quando se trata da formação de docentes, o estágio é essencial, pois é durante o estágio que o estudante tem a oportunidade de fazer uma conexão entre a prática e a teoria que foi aprendida durante o curso ao qual está sendo formado, desenvolvendo competências e habilidades importantes para sua futura carreira. Além disso, o estágio supervisionado aproxima o licenciando da realidade escolar e do mercado de trabalho, o que é de grande importância em sua formação profissional. Não é de hoje que o ensino no formato integral vem sendo discutido e a experiência vivenciada, sob a proposta de favorecer e tornar o ensino significativo, compreendendo o aluno como um ser cognitivo, emocional e social através das atividades que são propostas ao se trabalhar, incluindo uma maior interação entre as ciências, os alunos são levados a relacionar os conceitos com os conhecimentos de mundo adquiridos em seu repertório sociocultural, desenvolvendo assim uma maior compreensão do meio e do mundo ao qual participa, formando cidadãos críticos e ativos em sociedade. Nessa perspectiva, o presente relatório tem como objetivo descrever as experiências e observações que foram vivenciadas no período do estágio de Ciências e Matemática realizado no âmbito de atividades presenciais com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II na escola de tempo integral Rinaldo Silva de Oliveira, localizada no centro do município de Tamandaré, na Mata Sul de Pernambuco e verificar se todas as premissas do ensino integral se aplicam na prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1354_TB6856_04102023225659.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEFANY CAROLAYNE SANTOS PINHO"
    "autor_nome_curto" => "STEFANY"
    "autor_email" => "scsp1@discente.ifpe.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio supervisionado é uma atividade obrigatória em vários cursos universitários, que tem o objetivo de proporcionar aos discentes uma experiência prática para a profissão em que irão exercer. Por isso, quando se trata da formação de docentes, o estágio é essencial, pois é durante o estágio que o estudante tem a oportunidade de fazer uma conexão entre a prática e a teoria que foi aprendida durante o curso ao qual está sendo formado, desenvolvendo competências e habilidades importantes para sua futura carreira. Além disso, o estágio supervisionado aproxima o licenciando da realidade escolar e do mercado de trabalho, o que é de grande importância em sua formação profissional. Não é de hoje que o ensino no formato integral vem sendo discutido e a experiência vivenciada, sob a proposta de favorecer e tornar o ensino significativo, compreendendo o aluno como um ser cognitivo, emocional e social através das atividades que são propostas ao se trabalhar, incluindo uma maior interação entre as ciências, os alunos são levados a relacionar os conceitos com os conhecimentos de mundo adquiridos em seu repertório sociocultural, desenvolvendo assim uma maior compreensão do meio e do mundo ao qual participa, formando cidadãos críticos e ativos em sociedade. Nessa perspectiva, o presente relatório tem como objetivo descrever as experiências e observações que foram vivenciadas no período do estágio de Ciências e Matemática realizado no âmbito de atividades presenciais com os alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II na escola de tempo integral Rinaldo Silva de Oliveira, localizada no centro do município de Tamandaré, na Mata Sul de Pernambuco e verificar se todas as premissas do ensino integral se aplicam na prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.