Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DA ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96559
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2531
    "inscrito_id" => 13588
    "titulo" => "ABORDAGEM DA ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Pensando na necessidade de incentivar o debate sobre aspectos ético-sociais que permeiam a pesquisa científica, o presente artigo aborda o uso da legislação brasileira que estabelece os fundamentos éticos e científicos para pesquisas em seres humanos como elemento de ruptura à lógica de desumanização de sujeitos de pesquisa pertencentes a certos grupos sociais. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi informar estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Arapiraca-AL sobre ética na pesquisa científica de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante debates, que ocorreram entre os estudantes em uma aula sobre teste de laboratório em animais, levantou-se a hipótese da utilização de idosos, pacientes terminais e população carcerária para substitui-los. Considerando isso, foram aplicados dois questionários em períodos diferentes, um dos questionários foi aplicado após a aula de pesquisa com animais e seres humanos e o outro após a aula sobre ética na pesquisa científica no Brasil, para verificar se houve mudança na forma de pensar dos discentes. Após a observação das respostas do primeiro questionário, foi feita uma proposta de intervenção, onde a docente de Física ministrou aulas sobre a regulamentação brasileira de testes em seres humanos. Através da leitura dos questionários foi observada empatia com o uso de animais em testes, mas não com o uso de alguns grupos de sociais supracitados. O que mostra a importância de aulas como esta para que os estudantes tenham a percepção sobre aspectos éticos e sociais que permeiam a educação em ciências da natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13588_TB2531_04102023223826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE LEITE MOUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "Dayane Moutinho"
    "autor_email" => "dayane.moutinho@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96559
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2531
    "inscrito_id" => 13588
    "titulo" => "ABORDAGEM DA ÉTICA NA PESQUISA CIENTÍFICA PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Pensando na necessidade de incentivar o debate sobre aspectos ético-sociais que permeiam a pesquisa científica, o presente artigo aborda o uso da legislação brasileira que estabelece os fundamentos éticos e científicos para pesquisas em seres humanos como elemento de ruptura à lógica de desumanização de sujeitos de pesquisa pertencentes a certos grupos sociais. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi informar estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Arapiraca-AL sobre ética na pesquisa científica de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante debates, que ocorreram entre os estudantes em uma aula sobre teste de laboratório em animais, levantou-se a hipótese da utilização de idosos, pacientes terminais e população carcerária para substitui-los. Considerando isso, foram aplicados dois questionários em períodos diferentes, um dos questionários foi aplicado após a aula de pesquisa com animais e seres humanos e o outro após a aula sobre ética na pesquisa científica no Brasil, para verificar se houve mudança na forma de pensar dos discentes. Após a observação das respostas do primeiro questionário, foi feita uma proposta de intervenção, onde a docente de Física ministrou aulas sobre a regulamentação brasileira de testes em seres humanos. Através da leitura dos questionários foi observada empatia com o uso de animais em testes, mas não com o uso de alguns grupos de sociais supracitados. O que mostra a importância de aulas como esta para que os estudantes tenham a percepção sobre aspectos éticos e sociais que permeiam a educação em ciências da natureza."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13588_TB2531_04102023223826.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE LEITE MOUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "Dayane Moutinho"
    "autor_email" => "dayane.moutinho@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Pensando na necessidade de incentivar o debate sobre aspectos ético-sociais que permeiam a pesquisa científica, o presente artigo aborda o uso da legislação brasileira que estabelece os fundamentos éticos e científicos para pesquisas em seres humanos como elemento de ruptura à lógica de desumanização de sujeitos de pesquisa pertencentes a certos grupos sociais. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi informar estudantes do Ensino Médio de uma escola estadual de Arapiraca-AL sobre ética na pesquisa científica de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante debates, que ocorreram entre os estudantes em uma aula sobre teste de laboratório em animais, levantou-se a hipótese da utilização de idosos, pacientes terminais e população carcerária para substitui-los. Considerando isso, foram aplicados dois questionários em períodos diferentes, um dos questionários foi aplicado após a aula de pesquisa com animais e seres humanos e o outro após a aula sobre ética na pesquisa científica no Brasil, para verificar se houve mudança na forma de pensar dos discentes. Após a observação das respostas do primeiro questionário, foi feita uma proposta de intervenção, onde a docente de Física ministrou aulas sobre a regulamentação brasileira de testes em seres humanos. Através da leitura dos questionários foi observada empatia com o uso de animais em testes, mas não com o uso de alguns grupos de sociais supracitados. O que mostra a importância de aulas como esta para que os estudantes tenham a percepção sobre aspectos éticos e sociais que permeiam a educação em ciências da natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.