ESPIRITUALIDADE, CANNABIS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO E PERSPECTIVAS ACERCA DO LIVRO FUMO DE ANGOLA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95510 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1146 "inscrito_id" => 10254 "titulo" => "ESPIRITUALIDADE, CANNABIS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO E PERSPECTIVAS ACERCA DO LIVRO FUMO DE ANGOLA" "resumo" => "De uma perspectiva histórica, diferentes narrativas foram utilizadas com a finalidade de exercer um papel controlador sobre diversos grupos sociais, considerados capazes de ameaçar uma elite hegemônica. Nesse processo se inicia e se enquadra a marginalização e proibição de venda e consumo de diversas substâncias psicoativas atreladas a determinados grupos e culturas. É nesse contexto que, a partir de 1932, a produção, consumo e comercialização de maconha é proibida no Brasil e ganha uma personificação: o estereótipo do preto selvagem e de religião “endemoniada”, sendo necessário uma política de repressão. O estudo tem como objetivo analisar a ligação entre espiritualidade, cannabis e a resistência abordada na obra "Fumo de Angola" como uma plataforma para educação das relações étnico raciais (ERER). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e teórico. Sendo realizada uma Análise de Conteúdo (AC) da obra, fundamentado na literatura científica acerca da ERER. Após perpassar pelas etapas da AC, foi possível identificar quatro capítulos que dialogam com a temática da ERER e o ensino de ciências numa perspectiva intercultural. Diante do exposto, o uso da maconha dentro das religiões afrobrasileiras, africanas e indígenas carrega consigo um caráter profético e sagrado, esse conhecimento deriva do conhecimento etnobotânico nesses povos. Compreender e respeitar a diversidade cultural faz gerar debates e produz uma convivência crítica e respeitosa no meio educacional, sendo o diálogo intercultural um caminho possível. Dessa forma, é possível identificar três temáticas extremamente importantes para uma educação antirracistas: o diálogo intercultural sobre a espiritualidade e natureza em determinadas culturas que desnaturaliza concepções racistas; o uso sagrado da cannabis que proporciona a reconhecimento e valorização da diversidade cultural e descolonização de uma construção racista; e por fim, a ERER na formação de estudantes críticos, mobilizados e antirracistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10254_TB1146_09122023200227.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DIAS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianadias301@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95510 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1146 "inscrito_id" => 10254 "titulo" => "ESPIRITUALIDADE, CANNABIS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO E PERSPECTIVAS ACERCA DO LIVRO FUMO DE ANGOLA" "resumo" => "De uma perspectiva histórica, diferentes narrativas foram utilizadas com a finalidade de exercer um papel controlador sobre diversos grupos sociais, considerados capazes de ameaçar uma elite hegemônica. Nesse processo se inicia e se enquadra a marginalização e proibição de venda e consumo de diversas substâncias psicoativas atreladas a determinados grupos e culturas. É nesse contexto que, a partir de 1932, a produção, consumo e comercialização de maconha é proibida no Brasil e ganha uma personificação: o estereótipo do preto selvagem e de religião “endemoniada”, sendo necessário uma política de repressão. O estudo tem como objetivo analisar a ligação entre espiritualidade, cannabis e a resistência abordada na obra "Fumo de Angola" como uma plataforma para educação das relações étnico raciais (ERER). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e teórico. Sendo realizada uma Análise de Conteúdo (AC) da obra, fundamentado na literatura científica acerca da ERER. Após perpassar pelas etapas da AC, foi possível identificar quatro capítulos que dialogam com a temática da ERER e o ensino de ciências numa perspectiva intercultural. Diante do exposto, o uso da maconha dentro das religiões afrobrasileiras, africanas e indígenas carrega consigo um caráter profético e sagrado, esse conhecimento deriva do conhecimento etnobotânico nesses povos. Compreender e respeitar a diversidade cultural faz gerar debates e produz uma convivência crítica e respeitosa no meio educacional, sendo o diálogo intercultural um caminho possível. Dessa forma, é possível identificar três temáticas extremamente importantes para uma educação antirracistas: o diálogo intercultural sobre a espiritualidade e natureza em determinadas culturas que desnaturaliza concepções racistas; o uso sagrado da cannabis que proporciona a reconhecimento e valorização da diversidade cultural e descolonização de uma construção racista; e por fim, a ERER na formação de estudantes críticos, mobilizados e antirracistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10254_TB1146_09122023200227.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DIAS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "julianadias301@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }