O artigo apresenta um recorte de uma dissertação em andamento que investiga concepções e práticas de professores de ciências sobre o tema manguezal. A ênfase dada será em relação às concepções de professoras de ciências sobre o manguezal e sua importância. Entendemos que tais concepções formam os saberes disciplinares que são parte integrante e essencial para o desenvolvimento da prática docente. A abordagem do tema manguezal em sala de aula de ciências, não está limitada ao currículo normativo, ela ocorre, principalmente, se o professor tiver interesse em abordar a temática, pois como aponta Sacristán (2000) é o docente que mobiliza o currículo na prática escolar. Para compor os dados foram entrevistadas três professoras de ciências dos anos finais do ensino fundamental. A análise dos dados seguiu o proposto pela análise de conteúdo de Bardin para compor os dados. Em relação aos saberes disciplinares é possível perceber que as concepções das professoras entrevistadas acerca do que é Manguezal estão bem conectadas aos conceitos da ecologia que, em geral, permeiam livros e textos que abordam o tema. Sobre a importância do manguezal também emergem com mais frequência a sua importância ecológica, contudo é possível perceber em duas professoras a dimensão social do manguezal, ligada a dimensão econômica de subsistência.