MULTILAB: LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96554 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2523 "inscrito_id" => 12082 "titulo" => "MULTILAB: LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "Universidades e escolas estão redesenhando processos de formação docente, com vistas à incorporação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC aplicadas à educação. Com os modelos de Ensino Remoto, Ensino Híbrido e as potencialidades da modalidade Educação a Distância (MATTAR, 2022), as demandas por formação docente são emergentes, considerando-se eixos como letramentos digitais (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUN, 2016), metodologias ativas e inovação pedagógica (BACICH e MORAN, 2018). Nos programas de formação de professores/as deve existir articulação entre diversidade de saberes docentes, compreendendo-se a integração entre: saberes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais (TARDIF, 2002). Em diálogo com as demandas de formação de professores/as na cultura digital, o Programa de Extensão MULTILAB- Laboratório multidisciplinar de formação docente, metodologias ativas e tecnologias digitais, aprovado no Edital BEXT/UFRPE em 2021, tem como objetivo contribuir para a formação inicial e continuada de docentes da Educação Básica, considerando ações pedagógicas inovadoras, multidisciplinares e transversais. O Programa envolve três Projetos de Extensão (LABFOR, LABCIÊNCIAS E LABDIGITAL), sob o eixo da multidisciplinaridade, tendo em vista conexões entre as áreas de Letras/Linguística, Educação/Pedagogia, Computação e Ciências/Física. Com base na Pedagogia do Diálogo (FREIRE, 2002), o MULTILAB configura-se como espaço formativo de integração entre ensino, pesquisa e extensão, considerando articulações práticas pedagógicas inovadoras. Este trabalho pretende relatar experiências e vivências formativas do MULTILAB, tendo em vista conexões dialógicas entre ensino-pesquisa-extensão na formação de professores/as. No desenho metodológico, é utilizado o modelo TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge para apoiar os docentes na construção de apropriações tecnológicas e pedagógicas para a atuação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12082_TB2523_15082023153445.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANDA MARIA MARTINS SILVA" "autor_nome_curto" => "IVANDA MARTINS" "autor_email" => "ivanda.martins@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96554 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2523 "inscrito_id" => 12082 "titulo" => "MULTILAB: LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "Universidades e escolas estão redesenhando processos de formação docente, com vistas à incorporação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC aplicadas à educação. Com os modelos de Ensino Remoto, Ensino Híbrido e as potencialidades da modalidade Educação a Distância (MATTAR, 2022), as demandas por formação docente são emergentes, considerando-se eixos como letramentos digitais (DUDENEY, HOCKLY e PEGRUN, 2016), metodologias ativas e inovação pedagógica (BACICH e MORAN, 2018). Nos programas de formação de professores/as deve existir articulação entre diversidade de saberes docentes, compreendendo-se a integração entre: saberes da formação profissional, disciplinares, curriculares e experienciais (TARDIF, 2002). Em diálogo com as demandas de formação de professores/as na cultura digital, o Programa de Extensão MULTILAB- Laboratório multidisciplinar de formação docente, metodologias ativas e tecnologias digitais, aprovado no Edital BEXT/UFRPE em 2021, tem como objetivo contribuir para a formação inicial e continuada de docentes da Educação Básica, considerando ações pedagógicas inovadoras, multidisciplinares e transversais. O Programa envolve três Projetos de Extensão (LABFOR, LABCIÊNCIAS E LABDIGITAL), sob o eixo da multidisciplinaridade, tendo em vista conexões entre as áreas de Letras/Linguística, Educação/Pedagogia, Computação e Ciências/Física. Com base na Pedagogia do Diálogo (FREIRE, 2002), o MULTILAB configura-se como espaço formativo de integração entre ensino, pesquisa e extensão, considerando articulações práticas pedagógicas inovadoras. Este trabalho pretende relatar experiências e vivências formativas do MULTILAB, tendo em vista conexões dialógicas entre ensino-pesquisa-extensão na formação de professores/as. No desenho metodológico, é utilizado o modelo TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge para apoiar os docentes na construção de apropriações tecnológicas e pedagógicas para a atuação profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12082_TB2523_15082023153445.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IVANDA MARIA MARTINS SILVA" "autor_nome_curto" => "IVANDA MARTINS" "autor_email" => "ivanda.martins@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }