Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR QUE MEDIAR A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96300
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2160
    "inscrito_id" => 13410
    "titulo" => "POR QUE MEDIAR A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS?"
    "resumo" => "Mediar a aprendizagem é a forma mais efetiva de que o aprendiz tenha uma consciência mais profunda pelo conhecimento adquirido. No processo de mediação, o professor, aqui chamado de mediador, coloca-se entre o estímulo e a reposta de forma que o aprendiz recebe as ferramentas necessárias para lidar com o estímulo e é capaz de interagir com esse estímulo gradualmente até chegar as repostas almejadas. No entanto, ainda é comum em escolas regulares e cursos de idiomas em que aulas de línguas estrangeiras sejam pautadas por meio da instrução direta com pouco ou nenhum uso da mediação no processo de ensino-aprendizagem. Por este motivo, esse trabalho visa aprofundar teorias sobre mediação e apresentar atividades práticas para sala de aula que envolvam as línguas estrangeiras, prezando por uma relação de equidade entre o mediador e o mediado. A metodologia é de paradigma crítico, de método qualitativo e de tipologia bibliográfica. Nosso principal referencial teórico se baseia em Vygotsky (1978), Feuerstein (2014) e Freire (2009). A conclusão que se chega é que mediar é um processo que requer do mediador o planejamento de estímulos ao mediado, reflexão sobre a prática, e que, ao mesmo tempo, traz uma importância significativa ao mediado para que este tenha uma consciência mais profunda sobre o que está aprendendo e transcenda a aprendizagem para além da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13410_TB2160_11102023215354.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Aline Carolina"
    "autor_email" => "alinefarias.cf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96300
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2160
    "inscrito_id" => 13410
    "titulo" => "POR QUE MEDIAR A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS?"
    "resumo" => "Mediar a aprendizagem é a forma mais efetiva de que o aprendiz tenha uma consciência mais profunda pelo conhecimento adquirido. No processo de mediação, o professor, aqui chamado de mediador, coloca-se entre o estímulo e a reposta de forma que o aprendiz recebe as ferramentas necessárias para lidar com o estímulo e é capaz de interagir com esse estímulo gradualmente até chegar as repostas almejadas. No entanto, ainda é comum em escolas regulares e cursos de idiomas em que aulas de línguas estrangeiras sejam pautadas por meio da instrução direta com pouco ou nenhum uso da mediação no processo de ensino-aprendizagem. Por este motivo, esse trabalho visa aprofundar teorias sobre mediação e apresentar atividades práticas para sala de aula que envolvam as línguas estrangeiras, prezando por uma relação de equidade entre o mediador e o mediado. A metodologia é de paradigma crítico, de método qualitativo e de tipologia bibliográfica. Nosso principal referencial teórico se baseia em Vygotsky (1978), Feuerstein (2014) e Freire (2009). A conclusão que se chega é que mediar é um processo que requer do mediador o planejamento de estímulos ao mediado, reflexão sobre a prática, e que, ao mesmo tempo, traz uma importância significativa ao mediado para que este tenha uma consciência mais profunda sobre o que está aprendendo e transcenda a aprendizagem para além da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13410_TB2160_11102023215354.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "Aline Carolina"
    "autor_email" => "alinefarias.cf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Mediar a aprendizagem é a forma mais efetiva de que o aprendiz tenha uma consciência mais profunda pelo conhecimento adquirido. No processo de mediação, o professor, aqui chamado de mediador, coloca-se entre o estímulo e a reposta de forma que o aprendiz recebe as ferramentas necessárias para lidar com o estímulo e é capaz de interagir com esse estímulo gradualmente até chegar as repostas almejadas. No entanto, ainda é comum em escolas regulares e cursos de idiomas em que aulas de línguas estrangeiras sejam pautadas por meio da instrução direta com pouco ou nenhum uso da mediação no processo de ensino-aprendizagem. Por este motivo, esse trabalho visa aprofundar teorias sobre mediação e apresentar atividades práticas para sala de aula que envolvam as línguas estrangeiras, prezando por uma relação de equidade entre o mediador e o mediado. A metodologia é de paradigma crítico, de método qualitativo e de tipologia bibliográfica. Nosso principal referencial teórico se baseia em Vygotsky (1978), Feuerstein (2014) e Freire (2009). A conclusão que se chega é que mediar é um processo que requer do mediador o planejamento de estímulos ao mediado, reflexão sobre a prática, e que, ao mesmo tempo, traz uma importância significativa ao mediado para que este tenha uma consciência mais profunda sobre o que está aprendendo e transcenda a aprendizagem para além da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.