O artigo em síntese é uma produção respaldada em referencial teórico que retém como tema os desafios da educação inclusiva, tem como intenção fazer uma análise crítica a respeito de como a educação inclusiva ocorre nas escolas brasileiras, a mesma é inclusiva ou integrativa? Os recursos que são ofertados são suficientes para os profissionais da educação atenderem os alunos? É ressaltado que as escolas precisam se ajustar as necessidades especiais dos alunos independentemente de quais sejam, suas condições físicas, sociais ou linguísticas, sabe-se que para atender esses alunos que possui necessidades especiais os professores e os demais profissionais da escola precisam estar capacitados, porque a inclusão é mais que matricular os educandos, e fazer com que esses alunos de fato se sintam pertencentes ao meio escolar. É enfatizado as dificuldades encontradas por esses docentes na hora de ensina os alunos, dentre elas a forma de planejamento das atividades, pois alguns alunos não possuíam o mesmo nível de aprendizagem, para que os alunos sejam alfabetizados, os professores trabalham atividades diferenciadas para cada aluno, ainda cabe salientar que ocorre a falta de acessibilidade em algumas escolas como rampas, corre mão, móveis adaptados e portas mais largas. Atualmente o número desses alunos nas escolas públicas tem aumentado graças as políticas públicas que promoveram grandes avanços na educação brasileira, mas ainda temos muito a ser melhorado, para que possamos ter grande êxito na educação inclusiva.