NÓBREGA, Amanda Medeiros et al.. A educação emocional: educar o afeto. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95117>. Acesso em: 22/11/2024 21:21
A educação emocional é um campo do conhecimento que integra constantemente diversas áreas, visando desenvolver a capacidade do indivíduo em compreender as emoções e agir diante delas. Este resumo tem como objetivo ampliar o debate sobre a educação emocional esmiuçando alguns conceitos e reflexões cruciais para o exercício de educar o afeto. O trabalho apresenta discussões sobre a importância do desenvolvimento de habilidades emocionais assim como a possibilidade de ensiná-los em ambientes escolares, na família e comunidade buscando identificar e aprofundar conceitos como inteligência, competência e vivência emocional. O exercício dos aspectos socioemocionais leva em conta a importância incumbida ao corpo docente em criar uma ponte entre os alunos e suas emoções de forma que os mesmos sintam-se seguros para que se possa trabalhar e enfatizar habilidades cognitivas, sociais e afetivas que auxiliam na socialização dos discentes. O trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, descritiva de caráter bibliográfico. Como referencial de análise científica foram utilizados os pressupostos de autores como Possebon; Possebon (2020), Machado (2011), Facci (2011), Barroco (2011), Vigotski (1998), Freire (1996) e Wallon (1993). Diante desta pragmática, faz-se necessário a inserção de maneira intencional de tais práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais como uma das principais e mais efetivas maneiras para se obter o sucesso escolar na educação básica.