“QUEM É IGUAL, AFINAL?”: UMA PROPOSTA PARA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA INFANTIL E DIVERSIDADE SEXUAL NA SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95079 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 586 "inscrito_id" => 3621 "titulo" => "“QUEM É IGUAL, AFINAL?”: UMA PROPOSTA PARA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA INFANTIL E DIVERSIDADE SEXUAL NA SALA DE AULA" "resumo" => "Temáticas, debates e discussões envolvendo sexo, gênero e sexualidade, desde seus conceitos até seus papéis na formação identitária dos/as sujeitos/as em dados meios sociais, vêm sendo cada vez mais evidenciados, seja na internet - por meio do ativismo nas redes sociais, blogues ou websites, a título de exemplo - ou no campo acadêmico. Isso demonstra a urgência em refletir acerca de uma questão tão importante, que lida diretamente com a forma que os/as indivíduos/as experimentam e enxergam o mundo, bem como descobrem o outro ao passo que descobrem a si, seus objetivos, medos e perspectivas. Por isso, no presente texto focamos em salientar a relevância do papel da literatura infantil como ferramenta de transformação social no que tange a tomada de conhecimento a respeito da empatia e acerca das divergências sexuais presentes na sociedade. Para isso, estudos de pesquisadores do campo da educação sexual Carvalho, Andrade, Menezes e Junqueira (2009), Nunes (2005), Baliscei (2020), Bickmore, (1999); e, no campo dos estudos literários Cândido (1977), Barros (2013); Cosson (2018); Coelho (1997) foram usados como arcabouço teórico para embasar o nosso estudo. Como objeto de pesquisa, o texto literário selecionado foi “Minhas Duas Avós”, escrito por Ana Teixeira (2017). Os resultados apontam o poder do texto literário no que tange a tomada de conhecimento a respeito de outras realidades, contextos e vivências, visto que ele pode servir como um ótimo meio para o levantamento de reflexões a respeito de pautas sociais tão relevantes, principalmente nos dias de hoje." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3621_TB586_01052023092555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANDERSON DE OLIVEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "JOANDERSON" "autor_email" => "joandersonoliveira@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95079 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 586 "inscrito_id" => 3621 "titulo" => "“QUEM É IGUAL, AFINAL?”: UMA PROPOSTA PARA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA INFANTIL E DIVERSIDADE SEXUAL NA SALA DE AULA" "resumo" => "Temáticas, debates e discussões envolvendo sexo, gênero e sexualidade, desde seus conceitos até seus papéis na formação identitária dos/as sujeitos/as em dados meios sociais, vêm sendo cada vez mais evidenciados, seja na internet - por meio do ativismo nas redes sociais, blogues ou websites, a título de exemplo - ou no campo acadêmico. Isso demonstra a urgência em refletir acerca de uma questão tão importante, que lida diretamente com a forma que os/as indivíduos/as experimentam e enxergam o mundo, bem como descobrem o outro ao passo que descobrem a si, seus objetivos, medos e perspectivas. Por isso, no presente texto focamos em salientar a relevância do papel da literatura infantil como ferramenta de transformação social no que tange a tomada de conhecimento a respeito da empatia e acerca das divergências sexuais presentes na sociedade. Para isso, estudos de pesquisadores do campo da educação sexual Carvalho, Andrade, Menezes e Junqueira (2009), Nunes (2005), Baliscei (2020), Bickmore, (1999); e, no campo dos estudos literários Cândido (1977), Barros (2013); Cosson (2018); Coelho (1997) foram usados como arcabouço teórico para embasar o nosso estudo. Como objeto de pesquisa, o texto literário selecionado foi “Minhas Duas Avós”, escrito por Ana Teixeira (2017). Os resultados apontam o poder do texto literário no que tange a tomada de conhecimento a respeito de outras realidades, contextos e vivências, visto que ele pode servir como um ótimo meio para o levantamento de reflexões a respeito de pautas sociais tão relevantes, principalmente nos dias de hoje." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3621_TB586_01052023092555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANDERSON DE OLIVEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "JOANDERSON" "autor_email" => "joandersonoliveira@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }