Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO E O ENGAJAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97914
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4353
    "inscrito_id" => 18983
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO E O ENGAJAMENTO"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) nas escolas nos anos iniciais, possui uma abordagem pedagógica que promove a conscientização e o engajamento das crianças em relação às questões ambientais desde os primeiros anos de vida e a formação continuada dos professores é um elemento-chave para garantir práticas pedagógicas efetivas e estimulantes nesse campo. Essas abordagens têm o potencial de formar cidadãos conscientes, responsáveis e engajados na construção de um futuro sustentável. O objetivo do estudo foi entender a aplicação da EA no ensino fundamental, especificamente nos anos iniciais, e conhecer estratégias para proporcionar às crianças uma conexão crítica com o meio ambiente, despertando seu interesse e comprometimento com questões ambientais. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica, utilizando artigos científicos que abordam o tema da EA nos anos iniciais. O referencial teórico baseou-se em trabalhos como "A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental" de Daniela Gureski Rodrigues, "Educação Ambiental: um direito da Educação Infantil" de Geise Daniele Milagres Crepaldi e Dalva Maria Bianchini Bonotto, "O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades" de Leonardo Álisson Pompermayer Verderio, e "Educação Ambiental na Educação Infantil: algumas contribuições" de Marinete Belluzzo Luccas e Dalva Maria Bianchini Bonotto, entre outros. Os resultados destacaram a necessidade da aplicação contínua da EA nas escolas e a importância da formação continuada dos professores nesse campo. A interdisciplinaridade foi ressaltada como forma de integrar a EA a diferentes áreas do currículo, e estratégias como a promoção da sustentabilidade, o contato direto com a natureza e a integração com a comunidade foram apontadas como fundamentais para despertar o interesse e a consciência ambiental nas crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18983_TB4353_04102023195759.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTEFANI CRISTINA RAIOL DE AVIZ"
    "autor_nome_curto" => "ESTEFANI"
    "autor_email" => "estefani.raiol26@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97914
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4353
    "inscrito_id" => 18983
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS: PROMOVENDO A CONSCIENTIZAÇÃO E O ENGAJAMENTO"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) nas escolas nos anos iniciais, possui uma abordagem pedagógica que promove a conscientização e o engajamento das crianças em relação às questões ambientais desde os primeiros anos de vida e a formação continuada dos professores é um elemento-chave para garantir práticas pedagógicas efetivas e estimulantes nesse campo. Essas abordagens têm o potencial de formar cidadãos conscientes, responsáveis e engajados na construção de um futuro sustentável. O objetivo do estudo foi entender a aplicação da EA no ensino fundamental, especificamente nos anos iniciais, e conhecer estratégias para proporcionar às crianças uma conexão crítica com o meio ambiente, despertando seu interesse e comprometimento com questões ambientais. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica, utilizando artigos científicos que abordam o tema da EA nos anos iniciais. O referencial teórico baseou-se em trabalhos como "A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental" de Daniela Gureski Rodrigues, "Educação Ambiental: um direito da Educação Infantil" de Geise Daniele Milagres Crepaldi e Dalva Maria Bianchini Bonotto, "O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades" de Leonardo Álisson Pompermayer Verderio, e "Educação Ambiental na Educação Infantil: algumas contribuições" de Marinete Belluzzo Luccas e Dalva Maria Bianchini Bonotto, entre outros. Os resultados destacaram a necessidade da aplicação contínua da EA nas escolas e a importância da formação continuada dos professores nesse campo. A interdisciplinaridade foi ressaltada como forma de integrar a EA a diferentes áreas do currículo, e estratégias como a promoção da sustentabilidade, o contato direto com a natureza e a integração com a comunidade foram apontadas como fundamentais para despertar o interesse e a consciência ambiental nas crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID18983_TB4353_04102023195759.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTEFANI CRISTINA RAIOL DE AVIZ"
    "autor_nome_curto" => "ESTEFANI"
    "autor_email" => "estefani.raiol26@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Ambiental (EA) nas escolas nos anos iniciais, possui uma abordagem pedagógica que promove a conscientização e o engajamento das crianças em relação às questões ambientais desde os primeiros anos de vida e a formação continuada dos professores é um elemento-chave para garantir práticas pedagógicas efetivas e estimulantes nesse campo. Essas abordagens têm o potencial de formar cidadãos conscientes, responsáveis e engajados na construção de um futuro sustentável. O objetivo do estudo foi entender a aplicação da EA no ensino fundamental, especificamente nos anos iniciais, e conhecer estratégias para proporcionar às crianças uma conexão crítica com o meio ambiente, despertando seu interesse e comprometimento com questões ambientais. A metodologia adotada envolveu pesquisa bibliográfica, utilizando artigos científicos que abordam o tema da EA nos anos iniciais. O referencial teórico baseou-se em trabalhos como "A formação continuada do professor de Educação Infantil em Educação Ambiental" de Daniela Gureski Rodrigues, "Educação Ambiental: um direito da Educação Infantil" de Geise Daniele Milagres Crepaldi e Dalva Maria Bianchini Bonotto, "O desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Infantil: importância e possibilidades" de Leonardo Álisson Pompermayer Verderio, e "Educação Ambiental na Educação Infantil: algumas contribuições" de Marinete Belluzzo Luccas e Dalva Maria Bianchini Bonotto, entre outros. Os resultados destacaram a necessidade da aplicação contínua da EA nas escolas e a importância da formação continuada dos professores nesse campo. A interdisciplinaridade foi ressaltada como forma de integrar a EA a diferentes áreas do currículo, e estratégias como a promoção da sustentabilidade, o contato direto com a natureza e a integração com a comunidade foram apontadas como fundamentais para despertar o interesse e a consciência ambiental nas crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.