Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO EM RISCO? LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA EM PROJETOS PROIBICIONISTAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97895
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4329
    "inscrito_id" => 18892
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM RISCO? LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA EM PROJETOS PROIBICIONISTAS"
    "resumo" => "Os estudos sobre a subalternidade de identidades não normativas de gênero e sexualidade surgem nos anos 1980. Tais estudos ganham força e vêm como uma onda de reavaliação dos emergentes movimentos sociais de então (MISKOLCI, 2015). Os desdobramentos disso tocam diretamente áreas fundantes da sociedade, como a Educação, a qual, conforme já evidencia Freire (1996) e Bourdieu & Passeron (2016), carrega o rastro da ilusão de uma pedagogia desinteressada na história das lutas pela existência de corpos marginalizados. Seus fundamentos, como o de toda a sociedade, partem da ideia de que as pessoas preenchem um padrão binário de gênero, qual seja, o masculino e o feminino – por meio da designação de “homem” e “mulher” – e seguem o modelo heterossexual de vivências eróticas (LOURO, 2015). Na esteira de uma razão alinhada com esse pensamento, a política legislativa no Brasil tem promovido movimentos de negação às existências dissidentes de gênero e sexualidade, sobretudo às pessoas trans não binárias. Este trabalho é fruto de uma pesquisa intitulada “Linguagem não-binária no Brasil: disputas e tensões em discursos legislativos” cujo objetivo é entender a produção de sentido construída por projetos de lei (PLs) federais e estaduais proibicionistas da chamada linguagem não-binária (LNB), ou também conhecida como linguagem neutra. Nesta comunicação, mostraremos uma face deste estudo, apontando os resultados gerais dos argumentos constantes em 63 PLs, visando mapear o campo mais comum nesses documentos, que é o discurso contrário à sistematização dessa linguagem em sala de aula, uma vez que eles afirmam ser a LNB um prejuízo para a aprendizagem da língua portuguesa e um conjunto de mecanismos que não representa o objeto de ensino de português. Nossa pesquisa é crítica a essa proibição e demostrará aqui que argumentos são relevantes para detê-la."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18892_TB4329_25102023151645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRAN FERREIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IRAN MELO"
    "autor_email" => "iranmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97895
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4329
    "inscrito_id" => 18892
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM RISCO? LINGUAGEM NÃO-BINÁRIA EM PROJETOS PROIBICIONISTAS"
    "resumo" => "Os estudos sobre a subalternidade de identidades não normativas de gênero e sexualidade surgem nos anos 1980. Tais estudos ganham força e vêm como uma onda de reavaliação dos emergentes movimentos sociais de então (MISKOLCI, 2015). Os desdobramentos disso tocam diretamente áreas fundantes da sociedade, como a Educação, a qual, conforme já evidencia Freire (1996) e Bourdieu & Passeron (2016), carrega o rastro da ilusão de uma pedagogia desinteressada na história das lutas pela existência de corpos marginalizados. Seus fundamentos, como o de toda a sociedade, partem da ideia de que as pessoas preenchem um padrão binário de gênero, qual seja, o masculino e o feminino – por meio da designação de “homem” e “mulher” – e seguem o modelo heterossexual de vivências eróticas (LOURO, 2015). Na esteira de uma razão alinhada com esse pensamento, a política legislativa no Brasil tem promovido movimentos de negação às existências dissidentes de gênero e sexualidade, sobretudo às pessoas trans não binárias. Este trabalho é fruto de uma pesquisa intitulada “Linguagem não-binária no Brasil: disputas e tensões em discursos legislativos” cujo objetivo é entender a produção de sentido construída por projetos de lei (PLs) federais e estaduais proibicionistas da chamada linguagem não-binária (LNB), ou também conhecida como linguagem neutra. Nesta comunicação, mostraremos uma face deste estudo, apontando os resultados gerais dos argumentos constantes em 63 PLs, visando mapear o campo mais comum nesses documentos, que é o discurso contrário à sistematização dessa linguagem em sala de aula, uma vez que eles afirmam ser a LNB um prejuízo para a aprendizagem da língua portuguesa e um conjunto de mecanismos que não representa o objeto de ensino de português. Nossa pesquisa é crítica a essa proibição e demostrará aqui que argumentos são relevantes para detê-la."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18892_TB4329_25102023151645.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IRAN FERREIRA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "IRAN MELO"
    "autor_email" => "iranmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os estudos sobre a subalternidade de identidades não normativas de gênero e sexualidade surgem nos anos 1980. Tais estudos ganham força e vêm como uma onda de reavaliação dos emergentes movimentos sociais de então (MISKOLCI, 2015). Os desdobramentos disso tocam diretamente áreas fundantes da sociedade, como a Educação, a qual, conforme já evidencia Freire (1996) e Bourdieu & Passeron (2016), carrega o rastro da ilusão de uma pedagogia desinteressada na história das lutas pela existência de corpos marginalizados. Seus fundamentos, como o de toda a sociedade, partem da ideia de que as pessoas preenchem um padrão binário de gênero, qual seja, o masculino e o feminino – por meio da designação de “homem” e “mulher” – e seguem o modelo heterossexual de vivências eróticas (LOURO, 2015). Na esteira de uma razão alinhada com esse pensamento, a política legislativa no Brasil tem promovido movimentos de negação às existências dissidentes de gênero e sexualidade, sobretudo às pessoas trans não binárias. Este trabalho é fruto de uma pesquisa intitulada “Linguagem não-binária no Brasil: disputas e tensões em discursos legislativos” cujo objetivo é entender a produção de sentido construída por projetos de lei (PLs) federais e estaduais proibicionistas da chamada linguagem não-binária (LNB), ou também conhecida como linguagem neutra. Nesta comunicação, mostraremos uma face deste estudo, apontando os resultados gerais dos argumentos constantes em 63 PLs, visando mapear o campo mais comum nesses documentos, que é o discurso contrário à sistematização dessa linguagem em sala de aula, uma vez que eles afirmam ser a LNB um prejuízo para a aprendizagem da língua portuguesa e um conjunto de mecanismos que não representa o objeto de ensino de português. Nossa pesquisa é crítica a essa proibição e demostrará aqui que argumentos são relevantes para detê-la.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.