PRODUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96477 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2411 "inscrito_id" => 8577 "titulo" => "PRODUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Este trabalho trata de uma pesquisa em andamento que irá explorar a produção e o lançamento de um foguete caseiro, envolvendo a Investigação Matemática (IM) e a Interdisciplinaridade entre as disciplinas de Matemática e Física para o estudo da Função Quadrática. A proposta interdisciplinar, neste caso, articula conhecimentos físicos dentro de uma atividade matemática, tornando seu ensino aplicável e com significado, desenvolvendo nos discentes, análises críticas e reflexivas sobre seu próprio aprendizado. No que diz respeito a IM, tais habilidades se fortalecem, uma vez que esta metodologia preconiza a busca do aluno para encontrar soluções dos problemas propostos a partir de questionamentos, argumentos, justificativas, evidências, erros e refutações. Nesta perspectiva, inicialmente se realizou uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos físicos envolvendo a construção e o lançamento de um foguete caseiro e suas relações matemáticas. Paralelo a isso, aprofunda-se o estudo em documentos acadêmicos e governamentais que respaldam e orientam como trabalhar com a Interdisciplinaridade e a Investigação Matemática. Os resultados desta pesquisa bibliográfica fomentarão a construção de uma atividade matemática interdisciplinar com abordagem investigativa para auxiliar no ensino e aprendizado das funções quadráticas. Tal atividade será aplicada em duas turmas da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte. Os alunos irão construir e lançar um protótipo de foguete ao passo que coletarão dados do lançamento e farão um estudo investigativo acerca da trajetória curvilínea. Dessa forma, os conceitos envolvendo Função Quadrática surgirão naturalmente à medida que o processo investigativo e interdisciplinar avance entre os estudantes e o professor. Espera-se que os alunos possam aprender sobre Função Quadrática de forma mais atrativa e com significado e consigam relacionar seu estudo com os conceitos físicos, interligando e conectando os conhecimentos destas duas áreas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b78a582006e_29012024082200.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-29 08:22:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Francisca Maria" "autor_email" => "nascimento.francisca@esco" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96477 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2411 "inscrito_id" => 8577 "titulo" => "PRODUÇÃO E LANÇAMENTO DE FOGUETES NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "Este trabalho trata de uma pesquisa em andamento que irá explorar a produção e o lançamento de um foguete caseiro, envolvendo a Investigação Matemática (IM) e a Interdisciplinaridade entre as disciplinas de Matemática e Física para o estudo da Função Quadrática. A proposta interdisciplinar, neste caso, articula conhecimentos físicos dentro de uma atividade matemática, tornando seu ensino aplicável e com significado, desenvolvendo nos discentes, análises críticas e reflexivas sobre seu próprio aprendizado. No que diz respeito a IM, tais habilidades se fortalecem, uma vez que esta metodologia preconiza a busca do aluno para encontrar soluções dos problemas propostos a partir de questionamentos, argumentos, justificativas, evidências, erros e refutações. Nesta perspectiva, inicialmente se realizou uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos físicos envolvendo a construção e o lançamento de um foguete caseiro e suas relações matemáticas. Paralelo a isso, aprofunda-se o estudo em documentos acadêmicos e governamentais que respaldam e orientam como trabalhar com a Interdisciplinaridade e a Investigação Matemática. Os resultados desta pesquisa bibliográfica fomentarão a construção de uma atividade matemática interdisciplinar com abordagem investigativa para auxiliar no ensino e aprendizado das funções quadráticas. Tal atividade será aplicada em duas turmas da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do Rio Grande do Norte. Os alunos irão construir e lançar um protótipo de foguete ao passo que coletarão dados do lançamento e farão um estudo investigativo acerca da trajetória curvilínea. Dessa forma, os conceitos envolvendo Função Quadrática surgirão naturalmente à medida que o processo investigativo e interdisciplinar avance entre os estudantes e o professor. Espera-se que os alunos possam aprender sobre Função Quadrática de forma mais atrativa e com significado e consigam relacionar seu estudo com os conceitos físicos, interligando e conectando os conhecimentos destas duas áreas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65b78a582006e_29012024082200.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-29 08:22:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA OLIVEIRA DO NASCIMENTO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "Francisca Maria" "autor_email" => "nascimento.francisca@esco" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }