O presente estudo versa sobre o ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, com ênfase no letramento. O principal objetivo é compreender à luz dos teóricos as contribuições do ensino-aprendizagem da leitura e escrita para a formação de sujeitos letrados, bem como as estratégias a serem utilizadas pelo docente em sala de aula. A escolha do tema é pautada na necessidade de repensar a prática pedagógica, com o intuito de promover ao aluno uma aprendizagem significativa, que lhe dê condições de atuar com autonomia nas diversas situações linguístico-comunicativas. Deste modo, procura-se através do referido trabalho apontar novas propostas sobre o ensino e aprendizagem da leitura e escrita, ao colocar o aluno como sujeito de sua própria história, ressignificando o ensino em uma perspectiva social. O aporte teórico é constituído por nomes como: Antunes (2003), Bakhtin (2011), Naspolini (2009), Kleiman (2007). A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa sobre a temática discutida. O estudo apresenta relevantes reflexões sobre as práticas de leitura e escrita enquanto atividades sociais, ou seja, que inserem o indivíduo na vida social. Por conseguinte, evidencia estratégias e recursos metodológicos que ao serem inseridos em sala de aula, tornam o ensino mais eficiente e significativo para a criança.