Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LITERATURA INFANTIL NO CONTEXTO DE ESTÁGIO HÍBRIDO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O contexto imposto pelo distanciamento social, devido a pandemia da COVID -19 repercutiu nas escolas e estendeu-se para o âmbito da formação inicial de professores, no momento em que os acadêmicos se viram diante da necessidade de realizar seus estágios curriculares supervisionados. Este artigo tem por objetivo discutir os resultados de Estágio Supervisionado Híbrido - Extensão, realizado na disciplina Estágio Supervisionado: Educação Infantil do Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia de uma instituição privada do RS. O estágio foi constituído a partir de uma proposta de ação de extensão universitária, desenvolvido cuja temática foi o ensino de Literatura na Educação Infantil. A justificativa pela escolha desta proposta de extensão se deu pela impossibilidade de realizar estágio de forma presencial. O curso de extensão, desenvolvido pelo aplicativo WhatsApp, pela rede social Facebook e pela plataforma Youtube, teve o intuito de oferecer formação continuada a professores da Educação Infantil da rede municipal, mostrando a importância da literatura na primeira etapa da educação básica. A metodologia adotada é qualitativa, do tipo exploratória (GIL, 2002), realizada por meio de levantamento bibliográfico, leitura e análise crítica sobre os temas abordados no curso (COELHO, 2000; COSTA, 2007; JARDIM, 2001). A experiência formativa de Estágio Supervisionado, por meio de Curso de extensão, contribuiu não só com a formação da acadêmica como professora de Letras e futura Pedagoga, mas também com a formação continuada de professores da Educação Infantil. Assim, conclui-se que os estágios curriculares, mesmo em formato de cursos de extensão, permitem aos acadêmicos das licenciaturas, futuros professores, a discussão sobre a prática pedagógica e os aproxima à compreensão do processo de interlaçar a teoria e a prática.

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