As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), atualmente, agregam e permitem debate entre as tecnologias atuais e a educação. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas na sociedade, sendo assim, na educação tornaram-se importantes meios de fomento no desenvolvimento das habilidades dos estudantes, tornando-se perceptível o interesse dos mesmos por essas tecnologias. Nesse contexto, a pesquisa teve como objetivo analisar as possibilidades e os limites das TDICs na perspectiva do ensino de História e Arte no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e aplicação de entrevista semiestruturada a um grupo de oito docentes. Os resultados nos permitem afirmar que na Escola Municipal Amiguinhos do Saber, Complexo Escolar Deputado Lá Roque e Escola Municipal Professora Gerusa Leite, ambas situadas na sede do município Sítio Novo/MA, é possível utilizar as TDICs em sala de aula dos anos iniciais do ensino fundamental, como meio facilitador do conhecimento, permitindo, assim novas possibilidades de desenvolvimento de práticas educativas. Conclui se portanto, que as TDICs precisam estar junto à formação docente, para que os professores possam incorporá-las em seu ambiente educativo, utilizando-as com segurança permitindo assim, aos alunos a construção ou reconstrução de seu conhecimento.