Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGOGICAS; RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO NA DOCENCIA DE NIVEL SUPERIOR NA DISCIPLINA DE ZOOLOGIA I, NA UNIVESIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-IEAA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estágio na docência é crucial na formação de educadores, preparando-os para os desafios educacionais, essa transição da teoria para a prática é essencial para adquirir habilidades pedagógicas adequadas. O estágio permite aos futuros professores aplicar conhecimentos teóricos, entender dinâmicas da sala de aula, interagir com diferentes alunos e experimentar estratégias pedagógicas. A observação e atuação em sala de aulas aumentam a confiança, adaptando abordagens às necessidades dos alunos e promovendo experiências de aprendizado enriquecedor. Este tem como objetivo relatar experiência e compartilhar vivências, aprendizados e reflexões em sala de aula na turma de zoologia I na Universidade Federal do Amazonas (UFAM)-IEAA no município de Humaitá-AM. O relato descreve a experiência na docência na turma de Zoologia I. O estágio na docência, ofertada no programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na universidade Federal do Amazonas-IEAA, com participação de oito alunos de graduação matriculados na Turma de Zoologia I, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O mesmo iniciou-se com aulas expositiva e dialogada, com conteúdo sobre os invertebrados platelmintos e reino fungi, em seguida foi realizada cinco aulas práticas para observações microscópicas de lâmina sobre o tema abordado, com participação de oito alunos matriculado. No início da atividade, todas as medidas necessárias para garantir a segurança no laboratório foram rigorosamente seguidas, conforme as normas de biossegurança protegidas. O procedimento experimental seguiu o roteiro previamente planejado, que incluiu a observação de diferentes tipos de fungos macroscópicos em lâminas preparadas. Cada aluno teve a oportunidade de selecionar quatro lâminas, cada uma contendo um tipo diferente de fungo, tais como Rhizopus, Physcia, Aspergillus, Plasmopara, Claviceps, Penicillium, Ustilago, Boletus, Plasmodiphora, Cystopus, Morchella, Sclerotina, Pucciniae e Tuber e amostras de platelmintos: Turbellaria, Fasciolopsis, Hydra, Paramecium, guelra de molusco, ovos de Ascaris e Tênia, A observação dessas amostras também foram conduzida com abordagem de desenho e pintura, permitindo que os alunos registrem de forma ilustrativa conforme as estruturas observadas. A abordagem visual e prática ofereceu uma compreensão mais profunda dos conceitos previamente discutidos em sala de aula. A atividade em complemento laboratorial, o ensino teórico ao possibilitar que os alunos aplicassem seus conhecimentos de forma concreta. As aulas práticas tem um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem. Esta atividade, permitiu que os alunos se envolvessem diretamente com a exposição, explorando suas características morfológicas e capacidade visualmente estimulante. A prática não apenas garantiu o conhecimento adquirido em sala de aula, mas também ensinou aos alunos uma compreensão mais holística e contextualizada dos temas abordados.

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