A DIFRAÇÃO DA LUZ EM UM FIO DE CABELO: UMA ABORDAGEM DO EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96193 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2027 "inscrito_id" => 5667 "titulo" => "A DIFRAÇÃO DA LUZ EM UM FIO DE CABELO: UMA ABORDAGEM DO EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho visa discutir as potencialidades do experimento de Young, através de um experimento realizado com 29 alunos do segundo ano do ensino médio do IFPE - Campus Pesqueira. Essa abordagem faz parte de uma ação desenvolvida na disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física sob orientação do professor da disciplina. Nosso processo metodológico baseou-se no ensino de ciências por investigação em uma perspectiva focada no contexto histórico do experimento e se dividiu em 3 (três) etapas: primeiro introduzimos o tema discutindo sobre a natureza da luz dividida em duas teorias principais: a corpuscular e a ondulatória. Posteriormente, foram formados grupos de alunos com o objetivo de montar o experimento por meio do uso de um laser e um fio de cabelo, obtendo assim o padrão de interferência a partir da difração da luz do laser ao passar pelo fio de cabelo. Finalmente, com a observação do padrão de interferência conseguido no experimento, reforçando o comportamento ondulatório da luz, ampliamos a discussão inicialmente estabelecida e apresentamos o conceito da dualidade onda-partícula. Como forma de avaliação, fez-se o uso de perguntas prévias e um questionário sobre o conteúdo abordado ao fim da aula. Os resultados obtidos mostraram que é possível abordar essa temática no ensino médio em uma dinâmica mais prática, conseguindo dessa maneira uma maior participação dos alunos em relação a esse tema, havendo uma melhor discussão e assimilação do fenômeno físico da difração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5667_TB2027_10122023184113.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "eualicerodriguess@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96193 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2027 "inscrito_id" => 5667 "titulo" => "A DIFRAÇÃO DA LUZ EM UM FIO DE CABELO: UMA ABORDAGEM DO EXPERIMENTO DA DUPLA FENDA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho visa discutir as potencialidades do experimento de Young, através de um experimento realizado com 29 alunos do segundo ano do ensino médio do IFPE - Campus Pesqueira. Essa abordagem faz parte de uma ação desenvolvida na disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física sob orientação do professor da disciplina. Nosso processo metodológico baseou-se no ensino de ciências por investigação em uma perspectiva focada no contexto histórico do experimento e se dividiu em 3 (três) etapas: primeiro introduzimos o tema discutindo sobre a natureza da luz dividida em duas teorias principais: a corpuscular e a ondulatória. Posteriormente, foram formados grupos de alunos com o objetivo de montar o experimento por meio do uso de um laser e um fio de cabelo, obtendo assim o padrão de interferência a partir da difração da luz do laser ao passar pelo fio de cabelo. Finalmente, com a observação do padrão de interferência conseguido no experimento, reforçando o comportamento ondulatório da luz, ampliamos a discussão inicialmente estabelecida e apresentamos o conceito da dualidade onda-partícula. Como forma de avaliação, fez-se o uso de perguntas prévias e um questionário sobre o conteúdo abordado ao fim da aula. Os resultados obtidos mostraram que é possível abordar essa temática no ensino médio em uma dinâmica mais prática, conseguindo dessa maneira uma maior participação dos alunos em relação a esse tema, havendo uma melhor discussão e assimilação do fenômeno físico da difração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5667_TB2027_10122023184113.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE RODRIGUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALICE" "autor_email" => "eualicerodriguess@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }