Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA LEITURA À CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95916
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1661
    "inscrito_id" => 12264
    "titulo" => "DA LEITURA À CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de intervenção desenvolvida por um grupo de graduandos como um dos requisitos parciais para conclusão da disciplina “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa”, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A intervenção buscou trabalhar a Leitura para a Construção de Sentido com a turma do 5° ano do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Nazaré da Mata - PE. Foram realizados estudos, discussões, debates para que tal ação fosse desenvolvida, levando como ponto de partida as reais necessidades do lócus. A base metodológica adotada é de natureza qualitativa e exploratória, por meio da pesquisa-ação tendo como fundamento os estudos dos autores Koch e Elias (2006), Paulino (2001), Vanda (2008), Bakhtin (2004), Silva (1999) e nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN (1998). A partir das informações coletadas foi construído um plano de aula para trabalhar a leitura para construção de sentido através do gênero discursivo receita culinária. Pós-intervenção, foram percebidos avanços através da proposta de aula, assim como os alunos conseguiram se apropriar das características discursivas e linguísticas de tal gênero em situações reais de comunicação gerando um aprendizado significativo, prazeroso e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12264_TB1661_03102023205237.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARIA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA ANDRADE"
    "autor_email" => "lucianasdp30@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95916
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1661
    "inscrito_id" => 12264
    "titulo" => "DA LEITURA À CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de intervenção desenvolvida por um grupo de graduandos como um dos requisitos parciais para conclusão da disciplina “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa”, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A intervenção buscou trabalhar a Leitura para a Construção de Sentido com a turma do 5° ano do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Nazaré da Mata - PE. Foram realizados estudos, discussões, debates para que tal ação fosse desenvolvida, levando como ponto de partida as reais necessidades do lócus. A base metodológica adotada é de natureza qualitativa e exploratória, por meio da pesquisa-ação tendo como fundamento os estudos dos autores Koch e Elias (2006), Paulino (2001), Vanda (2008), Bakhtin (2004), Silva (1999) e nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN (1998). A partir das informações coletadas foi construído um plano de aula para trabalhar a leitura para construção de sentido através do gênero discursivo receita culinária. Pós-intervenção, foram percebidos avanços através da proposta de aula, assim como os alunos conseguiram se apropriar das características discursivas e linguísticas de tal gênero em situações reais de comunicação gerando um aprendizado significativo, prazeroso e eficaz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12264_TB1661_03102023205237.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARIA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA ANDRADE"
    "autor_email" => "lucianasdp30@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de intervenção desenvolvida por um grupo de graduandos como um dos requisitos parciais para conclusão da disciplina “Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa”, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Santíssima Trindade - FAST. A intervenção buscou trabalhar a Leitura para a Construção de Sentido com a turma do 5° ano do Ensino Fundamental numa escola pública do município de Nazaré da Mata - PE. Foram realizados estudos, discussões, debates para que tal ação fosse desenvolvida, levando como ponto de partida as reais necessidades do lócus. A base metodológica adotada é de natureza qualitativa e exploratória, por meio da pesquisa-ação tendo como fundamento os estudos dos autores Koch e Elias (2006), Paulino (2001), Vanda (2008), Bakhtin (2004), Silva (1999) e nos documentos norteadores como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCN (1998). A partir das informações coletadas foi construído um plano de aula para trabalhar a leitura para construção de sentido através do gênero discursivo receita culinária. Pós-intervenção, foram percebidos avanços através da proposta de aula, assim como os alunos conseguiram se apropriar das características discursivas e linguísticas de tal gênero em situações reais de comunicação gerando um aprendizado significativo, prazeroso e eficaz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.