O artigo aborda uma reflexão de interdependência do acompanhamento da família no desenvolvimento educativo na educação infantil, nesse cenário, visa o aprendizado no âmbito familiar como uma base no ensino. O objetivo deste artigo é refletir sobre a influência da família sobre seus filhos durante o processo educativo no Ensino Infantil. A metodologia assume caráter qualitativo, pois intenciona compreender aspectos subjetivos e sócio-comportamentais, teorizados pela pesquisa bibliográfica que evidencia uma análise aprofundada do conteúdo apoiada em objetos textuais. A nossa pesquisa foi realizada com base em documentos legais que norteiam a Educação Infantil, além de citar autores conceituados no campo pedagógico, dentre outros que também ponderam sobre a importância da intersecção da família no processo de aprendizagem da criança, relacionando com o contexto histórico-cultural do sentimento de infância, bem como, os novos modelos de famílias existentes na contemporaneidade. Trataremos sobre a influência da participação da família no percurso formativo de escolarização da criança e as problemáticas acarretadas pela sua ausência nesse mesmo processo. A escrita exitosa permitiu compreender as especificidades da família e a relação de completude entre família-escola diante da tarefa de desenvolver integralmente a criança para a sua inserção ativa na sociedade, apresentando os grandes desafios presentes na realidade que se mostram como impedimentos para a efetivação da cooperação entre ambos.