Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BOTÂNICA: UM ESTUDO NA RESERVA ECOLÓGICA CHAPADA IMPERIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96578
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2556
    "inscrito_id" => 13197
    "titulo" => "O USO DAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BOTÂNICA: UM ESTUDO NA RESERVA ECOLÓGICA CHAPADA IMPERIAL"
    "resumo" => "Este artigo aborda a importância do estudo da Botânica no contexto educacional, destacando a necessidade de superar as abordagens tradicionais e memorísticas que dificultam a aprendizagem dos alunos e levam à cegueira botânica. Propõe-se a utilização de novos métodos de ensino que despertem o interesse dos estudantes, como as trilhas interpretativas, um recurso didático prático que promove a interação dos alunos com as plantas e sensibiliza para a conservação das espécies. Com base nesse objetivo, foi desenvolvido um plano de aula para uma trilha interpretativa na Reserva Ecológica Chapada Imperial localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da Botânica. Os resultados obtidos indicam que a realização da trilha é um recurso didático importante, pois permite a experimentação, visualização e conexão de conceitos relacionados aos conteúdos teóricos, ampliando a compreensão dos estudantes sobre o tema. Além disso, contribui para a sensibilização em relação à preservação dos recursos naturais. Portanto, a utilização das trilhas interpretativas no ensino de Botânica mostra-se eficaz para melhorar a aprendizagem dos alunos, despertando seu interesse pelo assunto e promovendo uma maior compreensão da importância das plantas. Essa abordagem prática e interativa contribui para a formação de estudantes conscientes e engajados na conservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13197_TB2556_03102023223344.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELY SOARES MACEDO BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ROSELY"
    "autor_email" => "roselysm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96578
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2556
    "inscrito_id" => 13197
    "titulo" => "O USO DAS TRILHAS INTERPRETATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE BOTÂNICA: UM ESTUDO NA RESERVA ECOLÓGICA CHAPADA IMPERIAL"
    "resumo" => "Este artigo aborda a importância do estudo da Botânica no contexto educacional, destacando a necessidade de superar as abordagens tradicionais e memorísticas que dificultam a aprendizagem dos alunos e levam à cegueira botânica. Propõe-se a utilização de novos métodos de ensino que despertem o interesse dos estudantes, como as trilhas interpretativas, um recurso didático prático que promove a interação dos alunos com as plantas e sensibiliza para a conservação das espécies. Com base nesse objetivo, foi desenvolvido um plano de aula para uma trilha interpretativa na Reserva Ecológica Chapada Imperial localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da Botânica. Os resultados obtidos indicam que a realização da trilha é um recurso didático importante, pois permite a experimentação, visualização e conexão de conceitos relacionados aos conteúdos teóricos, ampliando a compreensão dos estudantes sobre o tema. Além disso, contribui para a sensibilização em relação à preservação dos recursos naturais. Portanto, a utilização das trilhas interpretativas no ensino de Botânica mostra-se eficaz para melhorar a aprendizagem dos alunos, despertando seu interesse pelo assunto e promovendo uma maior compreensão da importância das plantas. Essa abordagem prática e interativa contribui para a formação de estudantes conscientes e engajados na conservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13197_TB2556_03102023223344.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELY SOARES MACEDO BRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ROSELY"
    "autor_email" => "roselysm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este artigo aborda a importância do estudo da Botânica no contexto educacional, destacando a necessidade de superar as abordagens tradicionais e memorísticas que dificultam a aprendizagem dos alunos e levam à cegueira botânica. Propõe-se a utilização de novos métodos de ensino que despertem o interesse dos estudantes, como as trilhas interpretativas, um recurso didático prático que promove a interação dos alunos com as plantas e sensibiliza para a conservação das espécies. Com base nesse objetivo, foi desenvolvido um plano de aula para uma trilha interpretativa na Reserva Ecológica Chapada Imperial localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da Botânica. Os resultados obtidos indicam que a realização da trilha é um recurso didático importante, pois permite a experimentação, visualização e conexão de conceitos relacionados aos conteúdos teóricos, ampliando a compreensão dos estudantes sobre o tema. Além disso, contribui para a sensibilização em relação à preservação dos recursos naturais. Portanto, a utilização das trilhas interpretativas no ensino de Botânica mostra-se eficaz para melhorar a aprendizagem dos alunos, despertando seu interesse pelo assunto e promovendo uma maior compreensão da importância das plantas. Essa abordagem prática e interativa contribui para a formação de estudantes conscientes e engajados na conservação do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.