A construção coletiva da proposta pedagógica é preconizada no Art. 14 da LDB, nº 9.394/1996, como um dos princípios basilares para a implementação da gestão democrática no âmbito das escolas públicas. Entretanto, tal proposta tem sido encarada como sendo mais uma atribuição burocrática escolar. Diante disso, a rede de ensino de Rio Largo/AL desenvolveu um documento como um parâmetro a fim de subsidiar às escolas na elaboração/reelaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Nesse sentido, este trabalho consiste em um estudo bibliográfico pautado em autores que discutem o PPP, como Veiga (2005), Vasconcellos (2013) e Gandin (2002) considerando a sua relevância e seus elementos estruturais, uma vez que este estudo toma por objetivo a análise das experiências de elaboração/reelaboração das propostas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares da rede pública municipal à luz do documento norteador elaborado pela Secretaria Municipal de Educação dessa cidade. Desse modo, apesar das escolas possuírem autonomia na elaboração de seus PPPs, a partir da experiência em questão, foi evidenciado a necessidade de diretrizes que norteiem às escolas nessa incumbência, tendo em vista que alguns elementos, consoante os autores que discutem essa temática, são indispensáveis na construção do projeto pedagógico, a saber: o marco situacional, conceitual e operacional.