A presente pesquisa teve como objetivo investigar mecanismos de ensino e de aprendizagem no contexto da inclusão escolar de estudantes surdos na rede regular de ensino, sendo desenvolvida através de pesquisas bibliográficas, mediante leitura e análise em livros e atuais legislações que destacam princípios educacionais da temática proposta. A pesquisa reflete sobre a inclusão de estudantes surdos no ensino regular numa proposta de educação bilíngue, ou seja, aprimoramento da fluência na língua de sinais, denominada como sua primeira língua e aprendizagem na modalidade escrita da língua portuguesa, designada como sua segunda língua. De acordo com este contexto há a necessidade de articulações e envolvimento do professor regente e do professor especializado, conjuntamente com a equipe pedagógica e com a família, para uma educação em prol do desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico eficaz para este alunado que apresenta apenas outra via de acesso para a comunicação, informação, ensino e aprendizagem, sendo através do diálogo e trabalho em equipe de todas as instâncias mencionadas a cima que se procederá a melhores resultados e estratégias a serem desenvolvidas com este público de estudantes.