Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A CONSTRUÇÃO DA RETA NUMÉRICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99968
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7010
    "inscrito_id" => 21988
    "titulo" => "CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A CONSTRUÇÃO DA RETA NUMÉRICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade apresentar um relato de experiência de uma aula realizada na Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro localizada na cidade de Santa Cruz – RN, em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, na disciplina Eletiva Orientada. Objetivou-se com essa atividade a construção da reta numérica de uma forma lúdica e colaborativa, na qual os estudantes foram separados em grupos e cada grupo recebeu um envelope contendo expressões numéricas e situações-problema que resultaram em um número real que foi posicionado em uma reta construída por eles na cartolina e, em seguida, compartilhada em plenária. A metodologia empregada tem enfoque qualitativo, com intuito de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem que ocorre em ambientes naturais ou cotidiano. Nesse sentido, a sala de aula foi o ambiente escolhido para averiguar esse processo de aprendizagem. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, o diário de bordo e as folhas respostas dos estudantes as questões propostas. Podemos concluir que durante a construção da reta numérica os estudantes se mostraram ativos, tirando dúvidas na resolução das questões com as professoras e os colegas. Ademais, a aplicação dessa atividade proporcionou a retomada de conteúdos e a exploração dos conjuntos numéricos em um momento prazeroso, contribuindo com uma aula mais dinâmica e colaborativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21988_TB7010_10122023190932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE"
    "autor_email" => "eliane2017goncalves@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99968
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7010
    "inscrito_id" => 21988
    "titulo" => "CONJUNTOS NUMÉRICOS: UMA PROPOSTA DE ENSINO UTILIZANDO A CONSTRUÇÃO DA RETA NUMÉRICA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade apresentar um relato de experiência de uma aula realizada na Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro localizada na cidade de Santa Cruz – RN, em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, na disciplina Eletiva Orientada. Objetivou-se com essa atividade a construção da reta numérica de uma forma lúdica e colaborativa, na qual os estudantes foram separados em grupos e cada grupo recebeu um envelope contendo expressões numéricas e situações-problema que resultaram em um número real que foi posicionado em uma reta construída por eles na cartolina e, em seguida, compartilhada em plenária. A metodologia empregada tem enfoque qualitativo, com intuito de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem que ocorre em ambientes naturais ou cotidiano. Nesse sentido, a sala de aula foi o ambiente escolhido para averiguar esse processo de aprendizagem. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, o diário de bordo e as folhas respostas dos estudantes as questões propostas. Podemos concluir que durante a construção da reta numérica os estudantes se mostraram ativos, tirando dúvidas na resolução das questões com as professoras e os colegas. Ademais, a aplicação dessa atividade proporcionou a retomada de conteúdos e a exploração dos conjuntos numéricos em um momento prazeroso, contribuindo com uma aula mais dinâmica e colaborativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21988_TB7010_10122023190932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE GONÇALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE"
    "autor_email" => "eliane2017goncalves@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar um relato de experiência de uma aula realizada na Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro localizada na cidade de Santa Cruz – RN, em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, na disciplina Eletiva Orientada. Objetivou-se com essa atividade a construção da reta numérica de uma forma lúdica e colaborativa, na qual os estudantes foram separados em grupos e cada grupo recebeu um envelope contendo expressões numéricas e situações-problema que resultaram em um número real que foi posicionado em uma reta construída por eles na cartolina e, em seguida, compartilhada em plenária. A metodologia empregada tem enfoque qualitativo, com intuito de acompanhar o processo de ensino e aprendizagem que ocorre em ambientes naturais ou cotidiano. Nesse sentido, a sala de aula foi o ambiente escolhido para averiguar esse processo de aprendizagem. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, o diário de bordo e as folhas respostas dos estudantes as questões propostas. Podemos concluir que durante a construção da reta numérica os estudantes se mostraram ativos, tirando dúvidas na resolução das questões com as professoras e os colegas. Ademais, a aplicação dessa atividade proporcionou a retomada de conteúdos e a exploração dos conjuntos numéricos em um momento prazeroso, contribuindo com uma aula mais dinâmica e colaborativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.