EDUCAÇÃO INFANTIL: CADÊ OS JOGOS E BRINCADEIRAS?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100558 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7831 "inscrito_id" => 22507 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: CADÊ OS JOGOS E BRINCADEIRAS?" "resumo" => "Durante a Educação Infantil, a criança perpassa por significativos processos de desenvolvimento da aprendizagem, o que torna indispensável o entendimento sobre esta etapa e seus objetivos, como também, sobre o processo de construção do conhecimento de uma forma geral. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras para a constituição da aprendizagem durante a infância. Esta pesquisa se constitui sobre um viés construtivista, fundamentado em teorias desenvolvidas por de Jean Piaget e Bärbel Inhelder (1993) e bibliografias sobre o tema. A metodologia aplicada neste trabalho é qualitativa; buscando compreender e interpretar através da análise os conteúdos das fontes bibliográficas. Durante muito tempo a infância foi desconsiderada pela sociedade, a criança era vista como uma pessoa sem valor, algo insignificante e um sinônimo de problema. Com o passar dos tempos, além do reconhecimento, a infância também passou a receber uma atenção mais especial sobre as suas vivências, no sentido de promover o máximo de potencialidades. Nesta análise, os jogos e as brincadeiras são apresentados como possibilidades efetivas e significativas de constituição do conhecimento durante a Educação Infantil. As brincadeiras e os jogos ou atividades lúdicas se tornam fundamentais na infância. A brincadeira é o meio pelo qual a criança utiliza para se desenvolver, aprender a se relacionar com outras pessoas e com o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID22507_TB7831_04102023235208.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE VARGAS BASSO" "autor_nome_curto" => "CRISLAINE VARGA" "autor_email" => "crislainevargasbasso@gmai" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100558 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7831 "inscrito_id" => 22507 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: CADÊ OS JOGOS E BRINCADEIRAS?" "resumo" => "Durante a Educação Infantil, a criança perpassa por significativos processos de desenvolvimento da aprendizagem, o que torna indispensável o entendimento sobre esta etapa e seus objetivos, como também, sobre o processo de construção do conhecimento de uma forma geral. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras para a constituição da aprendizagem durante a infância. Esta pesquisa se constitui sobre um viés construtivista, fundamentado em teorias desenvolvidas por de Jean Piaget e Bärbel Inhelder (1993) e bibliografias sobre o tema. A metodologia aplicada neste trabalho é qualitativa; buscando compreender e interpretar através da análise os conteúdos das fontes bibliográficas. Durante muito tempo a infância foi desconsiderada pela sociedade, a criança era vista como uma pessoa sem valor, algo insignificante e um sinônimo de problema. Com o passar dos tempos, além do reconhecimento, a infância também passou a receber uma atenção mais especial sobre as suas vivências, no sentido de promover o máximo de potencialidades. Nesta análise, os jogos e as brincadeiras são apresentados como possibilidades efetivas e significativas de constituição do conhecimento durante a Educação Infantil. As brincadeiras e os jogos ou atividades lúdicas se tornam fundamentais na infância. A brincadeira é o meio pelo qual a criança utiliza para se desenvolver, aprender a se relacionar com outras pessoas e com o mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID22507_TB7831_04102023235208.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLAINE VARGAS BASSO" "autor_nome_curto" => "CRISLAINE VARGA" "autor_email" => "crislainevargasbasso@gmai" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }