BASSO, Crislaine Vargas. Educação infantil: cadê os jogos e brincadeiras?. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/100558>. Acesso em: 22/11/2024 21:55
Durante a Educação Infantil, a criança perpassa por significativos processos de desenvolvimento da aprendizagem, o que torna indispensável o entendimento sobre esta etapa e seus objetivos, como também, sobre o processo de construção do conhecimento de uma forma geral. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo principal analisar as contribuições dos jogos e brincadeiras para a constituição da aprendizagem durante a infância. Esta pesquisa se constitui sobre um viés construtivista, fundamentado em teorias desenvolvidas por de Jean Piaget e Bärbel Inhelder (1993) e bibliografias sobre o tema. A metodologia aplicada neste trabalho é qualitativa; buscando compreender e interpretar através da análise os conteúdos das fontes bibliográficas. Durante muito tempo a infância foi desconsiderada pela sociedade, a criança era vista como uma pessoa sem valor, algo insignificante e um sinônimo de problema. Com o passar dos tempos, além do reconhecimento, a infância também passou a receber uma atenção mais especial sobre as suas vivências, no sentido de promover o máximo de potencialidades. Nesta análise, os jogos e as brincadeiras são apresentados como possibilidades efetivas e significativas de constituição do conhecimento durante a Educação Infantil. As brincadeiras e os jogos ou atividades lúdicas se tornam fundamentais na infância. A brincadeira é o meio pelo qual a criança utiliza para se desenvolver, aprender a se relacionar com outras pessoas e com o mundo.