A maneira de repassar o aprendizado de ciências vem evoluindo com tempo, uma vez que apenas aulas expositivas e avalições que seguem o modelo tradicional de ensino se mostram ineficientes, quando essas são aplicadas sem outras modalidades didáticas. A partir dessa constatação, o uso de ferramentas digitais como novas possibilidades de avaliação do conhecimento dos discentes, como é o caso da plataforma virtual Plickers, se torna uma alternativa de grande interesse na melhoria da prática pedagógica. Nesse sentido, como parte da avaliação diagnóstica de alunos de Ensino Médio participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), o aplicativo Plickers foi utilizado com o objetivo de obter e analisar os resultados da performance dos alunos em relação aos principais tópicos apresentados no conteúdo de citologia. A atividade foi estruturada com perguntas de múltipla escolha, das quais as respostas eram emitidas pelos alunos por meio de QR CODES impressos, que posteriormente eram scaneados por um único aparelho celular. Com os resultados, foi possível constatar que o aplicativo é uma ferramenta com diversos benefícios para ser usada em sala de aula, seja como uma maneira de quantificar dados da performance dos alunos em relação ao entendimento do conteúdo de forma rápida e eficaz, estimular o interesse e partição dos discentes ou tornar o uso da tecnologia mais acessível em sala.