Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR NO PARANÁ: SUJEITOS E LEITURAS INTERSECCIONAIS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99979
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7024
    "inscrito_id" => 526
    "titulo" => "EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR NO PARANÁ: SUJEITOS E LEITURAS INTERSECCIONAIS."
    "resumo" => "Quem são os marginalizados das salas de aula? Quem são os que ficam “de fora” da escola? A experiência na escola nos confronta com uma abordagem plural dos corpos indesejados da escola, negros e negras, LGBT’s, os pobres, as meninas... essa lista poderia aumentar de diferentes formas. Os trabalhos com questões de diferença na escola revelam, nas narrativas de alunos e alunas, que casos de violência, lgbtfobia, racismo, machismo, misoginia e capacitismo podem ser fatores de abandono escolar e baixo rendimento de crianças e adolescentes. entre os objetivos que recortam esta esta pesquisa, está o de buscar ouvir os interlocutores que já traçaram esse caminho, aqueles que já foram empurrados para fora uma vez, aqueles que são os sujeitos por trás dos números de abandono e evasão escolar. Através da coleta de entrevistas junto a alunos de escolas de de Ensino de Jovens e Adultos de Curitiba, busca-se dar pessoalidade e rostos às narrativas que tão bem conhecemos, ouvir seus relatos, suas razões, como eram as relações com professores, colegas e o espaço escolar, buscando além daqueles que o sujeito afirma serem seus motivos de abandono da escola, como as razões de conflito internas podem se projetar ao longo da vida do estudante e influenciar suas decisões. Por meio de uma análise com viés interseccional, buscamos perceber como os recortes de gênero, raça e classe circundam as histórias contadas pelos alunos evadidos no Paraná."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID526_TB7024_11122023225139.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMAIRA JURICH PILLATI"
    "autor_nome_curto" => "JAMAIRA"
    "autor_email" => "jamairajurichp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99979
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7024
    "inscrito_id" => 526
    "titulo" => "EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR NO PARANÁ: SUJEITOS E LEITURAS INTERSECCIONAIS."
    "resumo" => "Quem são os marginalizados das salas de aula? Quem são os que ficam “de fora” da escola? A experiência na escola nos confronta com uma abordagem plural dos corpos indesejados da escola, negros e negras, LGBT’s, os pobres, as meninas... essa lista poderia aumentar de diferentes formas. Os trabalhos com questões de diferença na escola revelam, nas narrativas de alunos e alunas, que casos de violência, lgbtfobia, racismo, machismo, misoginia e capacitismo podem ser fatores de abandono escolar e baixo rendimento de crianças e adolescentes. entre os objetivos que recortam esta esta pesquisa, está o de buscar ouvir os interlocutores que já traçaram esse caminho, aqueles que já foram empurrados para fora uma vez, aqueles que são os sujeitos por trás dos números de abandono e evasão escolar. Através da coleta de entrevistas junto a alunos de escolas de de Ensino de Jovens e Adultos de Curitiba, busca-se dar pessoalidade e rostos às narrativas que tão bem conhecemos, ouvir seus relatos, suas razões, como eram as relações com professores, colegas e o espaço escolar, buscando além daqueles que o sujeito afirma serem seus motivos de abandono da escola, como as razões de conflito internas podem se projetar ao longo da vida do estudante e influenciar suas decisões. Por meio de uma análise com viés interseccional, buscamos perceber como os recortes de gênero, raça e classe circundam as histórias contadas pelos alunos evadidos no Paraná."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID526_TB7024_11122023225139.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAMAIRA JURICH PILLATI"
    "autor_nome_curto" => "JAMAIRA"
    "autor_email" => "jamairajurichp@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Quem são os marginalizados das salas de aula? Quem são os que ficam “de fora” da escola? A experiência na escola nos confronta com uma abordagem plural dos corpos indesejados da escola, negros e negras, LGBT’s, os pobres, as meninas... essa lista poderia aumentar de diferentes formas. Os trabalhos com questões de diferença na escola revelam, nas narrativas de alunos e alunas, que casos de violência, lgbtfobia, racismo, machismo, misoginia e capacitismo podem ser fatores de abandono escolar e baixo rendimento de crianças e adolescentes. entre os objetivos que recortam esta esta pesquisa, está o de buscar ouvir os interlocutores que já traçaram esse caminho, aqueles que já foram empurrados para fora uma vez, aqueles que são os sujeitos por trás dos números de abandono e evasão escolar. Através da coleta de entrevistas junto a alunos de escolas de de Ensino de Jovens e Adultos de Curitiba, busca-se dar pessoalidade e rostos às narrativas que tão bem conhecemos, ouvir seus relatos, suas razões, como eram as relações com professores, colegas e o espaço escolar, buscando além daqueles que o sujeito afirma serem seus motivos de abandono da escola, como as razões de conflito internas podem se projetar ao longo da vida do estudante e influenciar suas decisões. Por meio de uma análise com viés interseccional, buscamos perceber como os recortes de gênero, raça e classe circundam as histórias contadas pelos alunos evadidos no Paraná.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.