O presente resumo tem como objetivo apresentar como se deu o processo de concepção, mediação e avaliação da formação continuada de professores do programa Desafio Nota Mil para docentes da rede estadual de educação da Paraíba. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como referencial teórico a concepção dialética de formação continuada, e teve como principais resultados a compreensão de que a formação continuada deve ser um percurso contínuo e dialético que considere as necessidades e demandas dos professores em relação ao ensino-aprendizagem, além de ser pautada pela reflexão crítica sobre a prática docente. Os resultados indicaram que os professores percebem a formação continuada como essencial para a melhoria do ensino e aprendizagem e como um meio para se manterem atualizados e qualificados para enfrentar os desafios cotidianos em sala de aula. Além disso, apontaram a importância da formação estar relacionada à prática pedagógica, bem como o papel do formador como mediador e incentivador da reflexão crítica. Por fim, a pesquisa evidenciou a necessidade de se repensar a política de formação continuada, a fim de que esta seja mais participativa, dialógica e reflexiva, levando em conta as demandas e necessidades dos professores, suas experiências e saberes, e a realidade em que atuam.