Muitos alunos apresentam maior dificuldade no ensino médio por conta de defasagens trazidas do ensino fundamental. No ambiente de um curso médio técnico integrado, tal defasagem pode ser um grande empecilho para a trajetória formativa do aluno. Dessa forma, reconhecer fragilidades no conhecimento dos estudantes, logo no início do curso, pode ser importante para que os estudantes permaneçam na escola com êxito. Partindo disso, o objetivo dessa pesquisa é analisar as trajetórias formativas dos ingressantes dos cursos técnicos do campus Duque de Caxias do IFRJ (IFRJ-CDuc) e compará-las com desempenho no respectivo processo seletivo. A pesquisa analisou o concurso de ingresso aos cursos técnicos integrados de Petróleo e Gás e de Química do IFRJ-CDuc no ano de 2016, englobando os dois períodos de ingresso daquele ano. Com base nesses dados, foram analisados os desempenhos dos alunos nos cursos, observando-se a quantidade de estudantes que concluíram o curso, quantidade de reprovações e eventuais evasões. Os resultados obtidos mostram que um significativo número de alunos que reprovaram muitas vezes e/ou evadiram do curso, tiveram notas consideravelmente abaixo da média nas provas de matemática do concurso do IFRJ, ao mesmo tempo em que as notas de português e redação não parecem ter relação com o desempenho dos estudantes. Os cenários de reprovação e/ou evasão reforçam a necessidade de uma adaptação pedagógica, visando um trabalho docente que inclua todos. Com os resultados apresentados, observa-se que a defasagem do ensino fundamental, resultando em dificuldades no ensino médio técnico, poderia ser ao menos de modo preliminar identificada a partir do desempenho no processo seletivo para que sejam desenvolvidas políticas institucionais voltadas para essa área, como aulas de reforço, acompanhamento psicológico disponível aos alunos, monitoria, assistência pedagógica, dentre outras medidas que visem melhorar o desempenho e o caminho formativo do aluno.