Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DRAMA E SUA REPERCUSSÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95564
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1210
    "inscrito_id" => 9461
    "titulo" => "O DRAMA E SUA REPERCUSSÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO"
    "resumo" => "Na presente pesquisa, com base na teoria histórico-cultural de Vigotski, busca-se investigar relações entre drama e desenvolvimento humano, identificando a possibilidade de a vivência do teatro contribuir para o desenvolvimento de crianças, em especial, no que tange à fala escrita e à leitura. Num contexto educacional em que muitas crianças apresentam dificuldades nesse processo, o teatro e seus elementos de jogo e linguagem (escrita, oral e corporal) pode se apresentar como uma atividade impulsionadora do desenvolvimento. O texto teatral traz o convite para o jogo, para a interpretação de papéis e, por isso, se torna atraente, além de alguns elementos do teatro se fazerem presentes na brincadeira de faz de conta: no ato de imaginar-se outro, imaginar situações e cenários para a brincadeira e no jogo com os outros. Para Vigotski, a brincadeira de faz de conta desempenha um papel primordial no desenvolvimento da criança, principalmente para os processos imaginativos, que vão repercutir no desenvolvimento do pensamento abstrato que, por sua vez, é importante para a passagem da fala oral para a fala escrita. O texto teatral é um texto escrito que reproduz a fala oral. Nasce escrito, mas ao ser encenado volta a ser oral. Talvez por isso possa atrair e interessar às crianças em processo de alfabetização e que já têm familiaridade e domínio da fala oral. A pesquisa encontra-se na primeira fase de revisão bibliográfica para investigar o conceito de drama na obra de Vigotski, em suas resenhas teatrais e textos sobre arte, teatro e criação, assim como em seus trabalhos sobre o desenvolvimento humano. A segunda etapa será uma pesquisa-intervenção em que serão realizadas oficinas teatrais com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, que ofereçam jogos teatrais, criação oral, escrita e dramatização de cenas e estórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9461_TB1210_02052023184021.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BETY RIBEIRO CORRÊA"
    "autor_nome_curto" => "BETY"
    "autor_email" => "bety.rib@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95564
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1210
    "inscrito_id" => 9461
    "titulo" => "O DRAMA E SUA REPERCUSSÃO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO"
    "resumo" => "Na presente pesquisa, com base na teoria histórico-cultural de Vigotski, busca-se investigar relações entre drama e desenvolvimento humano, identificando a possibilidade de a vivência do teatro contribuir para o desenvolvimento de crianças, em especial, no que tange à fala escrita e à leitura. Num contexto educacional em que muitas crianças apresentam dificuldades nesse processo, o teatro e seus elementos de jogo e linguagem (escrita, oral e corporal) pode se apresentar como uma atividade impulsionadora do desenvolvimento. O texto teatral traz o convite para o jogo, para a interpretação de papéis e, por isso, se torna atraente, além de alguns elementos do teatro se fazerem presentes na brincadeira de faz de conta: no ato de imaginar-se outro, imaginar situações e cenários para a brincadeira e no jogo com os outros. Para Vigotski, a brincadeira de faz de conta desempenha um papel primordial no desenvolvimento da criança, principalmente para os processos imaginativos, que vão repercutir no desenvolvimento do pensamento abstrato que, por sua vez, é importante para a passagem da fala oral para a fala escrita. O texto teatral é um texto escrito que reproduz a fala oral. Nasce escrito, mas ao ser encenado volta a ser oral. Talvez por isso possa atrair e interessar às crianças em processo de alfabetização e que já têm familiaridade e domínio da fala oral. A pesquisa encontra-se na primeira fase de revisão bibliográfica para investigar o conceito de drama na obra de Vigotski, em suas resenhas teatrais e textos sobre arte, teatro e criação, assim como em seus trabalhos sobre o desenvolvimento humano. A segunda etapa será uma pesquisa-intervenção em que serão realizadas oficinas teatrais com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, que ofereçam jogos teatrais, criação oral, escrita e dramatização de cenas e estórias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9461_TB1210_02052023184021.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BETY RIBEIRO CORRÊA"
    "autor_nome_curto" => "BETY"
    "autor_email" => "bety.rib@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na presente pesquisa, com base na teoria histórico-cultural de Vigotski, busca-se investigar relações entre drama e desenvolvimento humano, identificando a possibilidade de a vivência do teatro contribuir para o desenvolvimento de crianças, em especial, no que tange à fala escrita e à leitura. Num contexto educacional em que muitas crianças apresentam dificuldades nesse processo, o teatro e seus elementos de jogo e linguagem (escrita, oral e corporal) pode se apresentar como uma atividade impulsionadora do desenvolvimento. O texto teatral traz o convite para o jogo, para a interpretação de papéis e, por isso, se torna atraente, além de alguns elementos do teatro se fazerem presentes na brincadeira de faz de conta: no ato de imaginar-se outro, imaginar situações e cenários para a brincadeira e no jogo com os outros. Para Vigotski, a brincadeira de faz de conta desempenha um papel primordial no desenvolvimento da criança, principalmente para os processos imaginativos, que vão repercutir no desenvolvimento do pensamento abstrato que, por sua vez, é importante para a passagem da fala oral para a fala escrita. O texto teatral é um texto escrito que reproduz a fala oral. Nasce escrito, mas ao ser encenado volta a ser oral. Talvez por isso possa atrair e interessar às crianças em processo de alfabetização e que já têm familiaridade e domínio da fala oral. A pesquisa encontra-se na primeira fase de revisão bibliográfica para investigar o conceito de drama na obra de Vigotski, em suas resenhas teatrais e textos sobre arte, teatro e criação, assim como em seus trabalhos sobre o desenvolvimento humano. A segunda etapa será uma pesquisa-intervenção em que serão realizadas oficinas teatrais com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, que ofereçam jogos teatrais, criação oral, escrita e dramatização de cenas e estórias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.