CORRÊA, Bety Ribeiro et al.. O drama e sua repercussão no desenvolvimento humano. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/95564>. Acesso em: 23/11/2024 01:47
Na presente pesquisa, com base na teoria histórico-cultural de Vigotski, busca-se investigar relações entre drama e desenvolvimento humano, identificando a possibilidade de a vivência do teatro contribuir para o desenvolvimento de crianças, em especial, no que tange à fala escrita e à leitura. Num contexto educacional em que muitas crianças apresentam dificuldades nesse processo, o teatro e seus elementos de jogo e linguagem (escrita, oral e corporal) pode se apresentar como uma atividade impulsionadora do desenvolvimento. O texto teatral traz o convite para o jogo, para a interpretação de papéis e, por isso, se torna atraente, além de alguns elementos do teatro se fazerem presentes na brincadeira de faz de conta: no ato de imaginar-se outro, imaginar situações e cenários para a brincadeira e no jogo com os outros. Para Vigotski, a brincadeira de faz de conta desempenha um papel primordial no desenvolvimento da criança, principalmente para os processos imaginativos, que vão repercutir no desenvolvimento do pensamento abstrato que, por sua vez, é importante para a passagem da fala oral para a fala escrita. O texto teatral é um texto escrito que reproduz a fala oral. Nasce escrito, mas ao ser encenado volta a ser oral. Talvez por isso possa atrair e interessar às crianças em processo de alfabetização e que já têm familiaridade e domínio da fala oral. A pesquisa encontra-se na primeira fase de revisão bibliográfica para investigar o conceito de drama na obra de Vigotski, em suas resenhas teatrais e textos sobre arte, teatro e criação, assim como em seus trabalhos sobre o desenvolvimento humano. A segunda etapa será uma pesquisa-intervenção em que serão realizadas oficinas teatrais com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental, que ofereçam jogos teatrais, criação oral, escrita e dramatização de cenas e estórias.