A pesquisa desenvolvida no mestrado e doutorado em Educação aborda as pedagogias desenvolvidas pelo Movimento Negro no Brasil, que vai das décadas de 1970 e 1980 do século XX até o início dos anos 2000, tendo como objetivo evidenciar que este movimento social para além da denuncia do racismo, torna-se produtor de proposições pedagógicas para modificar o cotidiano escolar quando se discute a história e cultura africana e afro-brasileira nos sistemas de ensino. Reconstitui-se a trajetória da Pedagogia Interétnica em Salvador, a Pedagogia Multirracial no Rio de Janeiro e a Pedagogia Multirracial e Popular em Santa Catarina. Com isso, evidencia-se haver um desconhecimento, dentro da formação inicial e continuada de educadores/as, na construção de pedagogias cujo foco é a população negra. Para alcançar este conhecimento metodologicamente utiliza-se de uma abordagem documental e histórica, com depoimentos dos sujeitos que produziram e experimentaram tais pedagogias em cada momento histórico. Considera-se relevante partilhar estas trajetórias como contribuição para a implementação da lei 10639/03, no sentido de se constituir uma educação antirracista e contextualizada na realidade da população negra no Brasil