ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIAS DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCHT CAMPUS XXIV/UNEB)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94729 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 1089 "titulo" => "ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIAS DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCHT CAMPUS XXIV/UNEB)" "resumo" => "O ensino-aprendizagem da matemática são assuntos que estão sempre em discussão, principalmente quando considera suas dificuldades que atingem indivíduos em todas as esferas da sociedade e níveis de ensino. A disciplina de Cálculo I é vista como a disciplina base para o aluno que fará o curso de Matemática e algumas Engenharias. Em tese, ela fornece os elementos necessários para a compreensão do comportamento das funções de uma variável independente. Diante do cenário educacional, objetivou-se analisar os resultados de desempenho obtidos no Curso de Engenharia Sanitária e ambiental perante aos discentes na disciplina de Cálculo I na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, DCHT Campus XXIV. A metodologia descreve a organização da ementa do curso, que teve caráter semipresencial e a coleta de dados foi realizada utilizando o método de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa por meio de questionários abertos analisados por meio de estatística básica e software Microsoft Excel. Os principais resultados foram em relação ao aproveitamento dos cursistas na disciplina, a evasão por parte dos discentes perante a disciplina e como melhorar o aprendizado dos alunos ao se deparar com a disciplina no curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1089_TB116_09032023215552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE DE CARVALHO REIS" "autor_nome_curto" => "NAIANE" "autor_email" => "tianai29@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94729 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 116 "inscrito_id" => 1089 "titulo" => "ANÁLISE DO ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE ENGENHARIAS DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCHT CAMPUS XXIV/UNEB)" "resumo" => "O ensino-aprendizagem da matemática são assuntos que estão sempre em discussão, principalmente quando considera suas dificuldades que atingem indivíduos em todas as esferas da sociedade e níveis de ensino. A disciplina de Cálculo I é vista como a disciplina base para o aluno que fará o curso de Matemática e algumas Engenharias. Em tese, ela fornece os elementos necessários para a compreensão do comportamento das funções de uma variável independente. Diante do cenário educacional, objetivou-se analisar os resultados de desempenho obtidos no Curso de Engenharia Sanitária e ambiental perante aos discentes na disciplina de Cálculo I na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, DCHT Campus XXIV. A metodologia descreve a organização da ementa do curso, que teve caráter semipresencial e a coleta de dados foi realizada utilizando o método de pesquisa qualitativa, mas também quantitativa por meio de questionários abertos analisados por meio de estatística básica e software Microsoft Excel. Os principais resultados foram em relação ao aproveitamento dos cursistas na disciplina, a evasão por parte dos discentes perante a disciplina e como melhorar o aprendizado dos alunos ao se deparar com a disciplina no curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1089_TB116_09032023215552.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIANE DE CARVALHO REIS" "autor_nome_curto" => "NAIANE" "autor_email" => "tianai29@hotmail.com" "autor_ies" => "ESCOLA ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }