USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97104 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3248 "inscrito_id" => 9125 "titulo" => "USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "As ferramentas tecnológicas são fundamentais para o ensino-aprendizagem, sendo indispensável saber utilizá-las é primordial para o desenvolvimento intelectual, principalmente na educação. As pessoas com deficiência intelectual apresentam limitações e dificuldades em se adaptar ao meio e lidar com diversas situações do cotidiano. Suas potencialidades e habilidades podem ser estimuladas através dos recursos pedagógicos e tecnológicos adequados. O uso de aplicativos possibilita o incentivo da aprendizagem com mais eficiência a todos. O projeto objetiva compreender como o uso de aplicativos educacionais influenciam na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual nas escolas, Escola Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho - ETIPOCM e Escola municipal professora Nair Duarte ambas no município de Araguatins-TO. Espera-se trabalhar as habilidades dos estudantes por meio da tecnologia que estimulem a cognição, memória e o raciocínio lógico. Busca-se dentre os resultados futuros, a melhoria da aprendizagem com o uso de aplicativos educacionais, auxiliando como ferramenta pedagógica para alunos com deficiência intelectual, a metodologia que será utilizada é levar os estudantes para sala de recursos onde serão apresentados os aplicativos de diversas disciplinas, como matemática, ciências e português, com isso trabalhar de forma interdisciplinaridade a sua aprendizagem, em prol de melhorar a memória, e o raciocínio lógico, será feita uma análise para saber se os estudantes estão tendo desenvolvimento com o uso de aplicativos na aprendizagem e em sala de aula regular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9125_TB3248_19052023151100.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CONCEIÇÃO MANEITA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.maneita@estudant" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97104 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3248 "inscrito_id" => 9125 "titulo" => "USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "As ferramentas tecnológicas são fundamentais para o ensino-aprendizagem, sendo indispensável saber utilizá-las é primordial para o desenvolvimento intelectual, principalmente na educação. As pessoas com deficiência intelectual apresentam limitações e dificuldades em se adaptar ao meio e lidar com diversas situações do cotidiano. Suas potencialidades e habilidades podem ser estimuladas através dos recursos pedagógicos e tecnológicos adequados. O uso de aplicativos possibilita o incentivo da aprendizagem com mais eficiência a todos. O projeto objetiva compreender como o uso de aplicativos educacionais influenciam na aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual nas escolas, Escola Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho - ETIPOCM e Escola municipal professora Nair Duarte ambas no município de Araguatins-TO. Espera-se trabalhar as habilidades dos estudantes por meio da tecnologia que estimulem a cognição, memória e o raciocínio lógico. Busca-se dentre os resultados futuros, a melhoria da aprendizagem com o uso de aplicativos educacionais, auxiliando como ferramenta pedagógica para alunos com deficiência intelectual, a metodologia que será utilizada é levar os estudantes para sala de recursos onde serão apresentados os aplicativos de diversas disciplinas, como matemática, ciências e português, com isso trabalhar de forma interdisciplinaridade a sua aprendizagem, em prol de melhorar a memória, e o raciocínio lógico, será feita uma análise para saber se os estudantes estão tendo desenvolvimento com o uso de aplicativos na aprendizagem e em sala de aula regular." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9125_TB3248_19052023151100.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VINICIUS CONCEIÇÃO MANEITA" "autor_nome_curto" => "VINICIUS" "autor_email" => "vinicius.maneita@estudant" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }