Este artigo tem como objetivo geral compreender as diferentes metodologias e recursos didáticos utilizados na disciplina de cartografia básica durante o ensino remoto, realizado nos períodos (2020.3 a 2021.1) e como objetivos específicos registrar os avanços e dificuldades com a alfabetização e letramento cartográfico; analisar a efetividade do ensino durante o momento emergencial na disciplina de cartografia; explicar o uso de metodologias e recursos didáticos no contexto de crise; e demonstrar como essa modalidade de ensino influenciou a capacitação dos alunos à leitura, interpretação e uso prático das técnicas cartográficas. A metodologia consistiu em uma pesquisa quantitativa realizada por meio de um questionário que buscou validar a aprendizagem dos discentes que cursaram a disciplina, no curso de Licenciatura Plena em Geografia, durante o contexto de crise, a partir de uma auto análise realizada pelos mesmos. O conceito de cartografia que fundamenta este artigo é estabelecido por Silva e Portela (2020), que se referem a cartografia enquanto linguagem científica. O resultado mostrou que a maioria dos alunos se consideram aptos às habilitações cartográficas. Durante a disciplina foram utilizados uma série de recursos didáticos como mapas, jogos, app, podcasts, além de três monitores que estariam a todo momento aptos a tirar as dúvidas e sanar as dificuldades dos alunos e alunas.