O texto dramático ainda é considerado importante elemento em processos de criação cênica, seja em grupos profissionais, amadores ou espaços não-convencionais de labor cênico, como o ambiente escolar. A partir dele, é possível conhecer tanto sobre a teoria do drama quanto a interpretação, a direção e os elementos estéticos sugeridos. Considerando as potencialidades pedagógicas deflagradas a partir da dramaturgia, o presente estudo relata escolhas e percursos didáticos para montagem de um exercício cênico a partir do texto Cordel Do Amor Sem Fim, escrito por Cláudia Barral, com uma turma de terceiro ano, na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, município de Arapiraca, Alagoas, em 2022, na disciplina intitulada Projetos Integradores. Valorizando os saberes dos participantes numa metodologia participativa, as etapas do processo foram segmentadas e nomeadas de Leitura Dramática, Alquimia da Cena, Labor(Ação) e Apresentação. Em cada etapa descrita, sempre em primeira pessoa, como um narrador-personagem que dirigiu o exercício cênico, portanto, um elemento intrínseco à construção teatral relatada, usa-se referências da pedagogia teatral nordestina, como Alexandra Dumas e Célida Salume. Por fim, o relato referido compartilha de um exercício teatral exitoso no ambiente escolar ao mesmo tempo em que reflete sobre o teatro, o ensino-aprendizagem, os processos artísticos democráticos e horizontais e as escolhas estéticas como escolhas políticas.