O artigo tem como objetivo apresentar uma alternativa para o ensino de calor latente utilizando um experimento por investigação, possibilitando ao aluno um aumento de sua capacidade de argumentação, bem como uma melhor compreensão do conhecimento científico. O calor latente é a quantidade de calor necessária para mudar o estado físico de uma substância sem mudar a sua temperatura. A elaboração e a execução da intervenção ocorreu em uma turma de Ensino Médio na E.E. Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, em Santa Cruz-RN. Os materiais utilizados no experimento foram: vela, gelo, água, termômetro e béquer. A intervenção ocorreu em cinco etapas: avaliação de conhecimentos prévios (onde foram lançados aos alunos perguntas sobre calor e temperatura); demonstração investigativa (onde os alunos foram divididos em grupos, buscando investigar o que acontecia no experimento). Nessa etapa, o gelo foi aquecido até que se transformasse totalmente em água. Ao mesmo tempo, foi aquecido também um outro material para assim mostrar que a mudança de fase ocorre quando o corpo atinge uma certa temperatura. Enquanto isso, os alunos eram questionados sobre as razões para ocorrer transformação da matéria e o termômetro não mostrar variação de temperatura, dentre outras. A terceira etapa ocorreu com a leitura de textos, disponibilizando também um mapa mental. Na sequência foram discutidas três questões para que na quinta e última etapa ocorresse a sistematização do conhecimento, utilizando para isso, uma aula teórica, expositiva e dialogada. No decorrer da intervenção os alunos mostraram-se bastante participativos, uma vez que foram observadas diferentes argumentações durante a construção coletiva do conceito de calor latente. Por fim, é necessário um bom planejamento para que essa prática possa alcançar resultados satisfatórios, uma vez que o ensino por investigação apresenta-se como uma ótima alternativa para utilização em aulas de Física.