GÊNERO DISSERTATIVO -ARGUMENTATIVO NAS OFICINAS DE REDAÇÃO DO PROGRAMA PRÉ -VESTIBULAR SOLIDÁRIO -PVS/CCJS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100541 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7799 "inscrito_id" => 18369 "titulo" => "GÊNERO DISSERTATIVO -ARGUMENTATIVO NAS OFICINAS DE REDAÇÃO DO PROGRAMA PRÉ -VESTIBULAR SOLIDÁRIO -PVS/CCJS" "resumo" => "Percebe-se que o desenvolvimento do ensino público tem decaído nos últimos tempos, tal carência avança em face de uma educação a favor do mercado. Há uma inquietação pelas entidades educacionais públicas sobre um ensino que seja público, gratuito e de qualidade como garantia constitucional aos cidadãos, os quais necessitam da atuação do Estado, através de políticas públicas afirmativas à acessibilidade democrática ao ensino superior. A universidade pública, mediante projetos de pesquisa, ensino e extensão, pode/deve desempenhar papel fundamental de prestação de serviço à comunidade. Nesse sentido, o programa de extensão Pré-vestibular Solidário - PVS do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), Campus Sousa - PB tem desempenhado atividades de ensino-aprendizagem a preparar alunos, financeiramente vulneráveis, para proporcionar o devido acesso, que lhes são por direito, ao curso superior e procurar reduzir as desigualdades. Apresenta-se, neste trabalho, o projeto de oficinas de redação, realizadas no programa. As oficinas de produção do gênero dissertativo-argumentativo, modalidade de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será fonte para analisar como se desenvolverá inicialmente, as competências de escrita até o estágio final preparatório dos alunos, os quais se submeterão ao exame. As bases se dão na linguística textual e aplicada, alguns teóricos como: MARCUSCHI, 2008; FIORIN, 2007; PEREIRA e ROCA, 2009, entre outros. Discorremos sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) (2018) além da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (1996). Ressalta-se que durante processo de produção/reprodução textual, analisará a escrita em sua micro/macroestrutura, superestrutura e adequação às cinco competências da BNCC, dentre outros elementos. Defende-se um ensino-aprendizagem que promova avanço intelectual dos alunos participantes do projeto, para obter aprovação no Enem e vestibulares. Considera-se tal oficina do programa PVS, emblemática na atuação protagonista à promoção da cidadania e conhecimento ao melhor domínio da linguagem e dos gêneros textuais/discursivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6594500f8db3c_02012024150359.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2024-01-02 15:03:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCIA CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Tarcia Camila" "autor_email" => "profatarciaoliveira@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100541 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7799 "inscrito_id" => 18369 "titulo" => "GÊNERO DISSERTATIVO -ARGUMENTATIVO NAS OFICINAS DE REDAÇÃO DO PROGRAMA PRÉ -VESTIBULAR SOLIDÁRIO -PVS/CCJS" "resumo" => "Percebe-se que o desenvolvimento do ensino público tem decaído nos últimos tempos, tal carência avança em face de uma educação a favor do mercado. Há uma inquietação pelas entidades educacionais públicas sobre um ensino que seja público, gratuito e de qualidade como garantia constitucional aos cidadãos, os quais necessitam da atuação do Estado, através de políticas públicas afirmativas à acessibilidade democrática ao ensino superior. A universidade pública, mediante projetos de pesquisa, ensino e extensão, pode/deve desempenhar papel fundamental de prestação de serviço à comunidade. Nesse sentido, o programa de extensão Pré-vestibular Solidário - PVS do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), Campus Sousa - PB tem desempenhado atividades de ensino-aprendizagem a preparar alunos, financeiramente vulneráveis, para proporcionar o devido acesso, que lhes são por direito, ao curso superior e procurar reduzir as desigualdades. Apresenta-se, neste trabalho, o projeto de oficinas de redação, realizadas no programa. As oficinas de produção do gênero dissertativo-argumentativo, modalidade de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será fonte para analisar como se desenvolverá inicialmente, as competências de escrita até o estágio final preparatório dos alunos, os quais se submeterão ao exame. As bases se dão na linguística textual e aplicada, alguns teóricos como: MARCUSCHI, 2008; FIORIN, 2007; PEREIRA e ROCA, 2009, entre outros. Discorremos sobre a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC) (2018) além da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) (1996). Ressalta-se que durante processo de produção/reprodução textual, analisará a escrita em sua micro/macroestrutura, superestrutura e adequação às cinco competências da BNCC, dentre outros elementos. Defende-se um ensino-aprendizagem que promova avanço intelectual dos alunos participantes do projeto, para obter aprovação no Enem e vestibulares. Considera-se tal oficina do programa PVS, emblemática na atuação protagonista à promoção da cidadania e conhecimento ao melhor domínio da linguagem e dos gêneros textuais/discursivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6594500f8db3c_02012024150359.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2024-01-02 15:03:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TARCIA CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Tarcia Camila" "autor_email" => "profatarciaoliveira@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }